Categories: Sem categoria

Lula: Véspera do julgamento é marcado por vigílias na Justiça Federal

Spread the love
Jamile Araújo/ Brasil de Fato

Movimentos começam a ocupar as imediações do Fórum Ruy Barbosa em Salvador para a realização do tribunal popular que vai fazer o julgamento simbólico do ex-presidente Lula e denunciar a perseguição judicial sofrida por ele.

Por Railídia Carvalho

Condenado a nove anos e seis meses de prisão no caso do tripléx do Guarujá (SP), Lula contesta a sentença do juiz Sérgio Moro.

“O que está em jogo neste julgamento é todo um projeto que diz respeito à construção de uma nação e a conquista de alguns avanços que agora estão sendo destruídos”, definiu José Faggian, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo. Na opinião dele, o golpe que destituiu a presidenta Dilma Rousseff tem sua próxima etapa com a condenação de Lula. “O golpe aconteceu para retirar direitos dos trabalhadores, retirar a aposentadoria e entregar as riqueza do pais ao setor internacional”, completou o dirigente.

De acordo com Wagner Gomes, secretário-geral da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Lula é alvo do consórcio que deu o golpe porque está ao lado dos trabalhadores. “O ex-presidente demonstrou isso nos seus dois mandatos, então eles querem fazer o serviço completo condenando Lula para inviabilizar a candidatura a presidente da República e estrangulando o movimento sindical através do corte das verbas sindicais para que as entidades não tenham poder de reação”, explicou Wagner.

Omissão da Justiça

Denunciar para a população o papel que setores da Justiça brasileira assumiram no golpe parlamentar. Segundo Faggian, esse é o um dos objetivos dos movimentos em diversas cidades do Brasil ao realizar as vigílias nas sedes da Justiça Federal. “Uma presenta foi destituída sem crime e a justiça não fez nada. Um ex-presidente que representa todo um projeto de distribuição de renda para os mais necessitados pode ser condenado sem provas. É esse o papel que a justiça brasileira vem se prestando”, avaliou Faggian. “Por isso é fundamental que a classe trabalhadora vá para as ruas em São Paulo e nos atos e vigílias pelo Brasil”, convocou.

São José do Rio Preto e Campinas também programaram atividades nas sedes da Justiça Federal nas respectivas cidades. Na Capital, o dia 24 também terá ato político , a partir das 17h, na praça da República. A manifestação se encerrará com a Caminhada Democrática rumo à avenida Paulista. O ato das Frentes que seria organizado na avenida teve que ser cancelado porque o Movimento Brasil Livre (MBL) teria agendado manifestação para o mesmo local com antecedência. Essa foi a justificativa dada às frentes.

Em Salvador, além de ato em frente ao Fórum Ruy Barbosa, a Frente Brasil Popular programou um Tribunal Popular nesta terça-feira. Sara Mercês, advogada, e uma das organizadoras dos Juristas pela Democracia afirmou nas redes sociais da CUT-Bahia que “o nosso principal objetivo com tribunal popular além de prestar a indignação com a condenação em primeira instância terá um caráter didático, jurídico e político visando demonstrar aos baianos a violação de preceitos constitucionais devido ao processo ilegal do estado democrático de direito, algo tão caro para o povo brasileiro. Não vamos abrir mão de ir às ruas para impedir o cercear do direito de Lula ser candidato nas próximas eleições”, afirmou.

Outras manifestações pelo Brasil

São Paulo (SP)



Garanhuns (PE)

Itaituba (PA)



Teresina (Piauí)

Goiânia (GO)


Maceio (Alagoas)


Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

17 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

17 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

17 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

17 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago