É muito importante que a saúde do homem seja observada em todas as fazes de sua vida. E não só isso, ela precisa ser muito bem cultivada. Muitas doenças poderiam ser evitadas se os homens procurassem os centros de saúde com mais frequência, o que acaba não acontecendo por desleixo [na maioria dos casos] ou pela cultura “machista” que em nada ajuda, entre outros motivos.
Sabendo disso, desde o dia 6 de janeiro a atual gestão municipal por meio da secretaria da Saúde vem mobilizando a classe masculina quanto à necessidade de tratamento e acompanhamento das doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), por exemplo.
De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura eles podem a qualquer momento procurar uma das unidades de saúde ambulatorial da rede pública municipal, para triagem inicial e agendamento.
Assim, e tão somente assim, os interessados poderão receber o encaminhamento para serem atendidos no Centro de Referência e Tratamento (CRT), instalado no Posto de Saúde Dr. Lamartine Pinto de Avelar, no Bairro Santo Antônio. A unidade atende de 2ª à 6ª feira, a partir de 7 horas da manhã.
No CRT uma equipe multidisciplinar composta por seis pessoas, realiza os exames iniciais, consulta médica, orientação da enfermagem e sorologias, além do tratamento das DSTs diagnosticadas.
Essa ação foi necessária por saberem os profissionais da saúde pública do município, que as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) são mais comuns entre os homens. Em recente entrevista ao Blog do Mamede, o médico urologista e um dos engajados no projeto, Dr. Caio Flávio, considerou como infeliz que a maioria dos homens não tem cuidado com sua própria saúde, e que não usam o mais importante e eficaz método no combate a qualquer tipo de doença: a prevenção.
Esse trabalho inédito em Catalão será permanente e, além do tratamento, servirá como uma importante ferramenta da saúde pública do município no enfrentamento às DSTs.
Por: Gustavo Vieira com informações da ASCOM
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…