Categories: Sem categoria

Clima de desconfiança com Maia deixa Temer preocupado com denúncia

Spread the love

Por Dayane Santos

Reprodução da Internet

A medida é por conta de uma preocupação do governo com o discurso adotado pelo presidente da Câmara nos últimos dias, que demonstram um distanciamento de Maia do Planalto, por conta de disputas políticas. Para que isso não aconteça durante a votação da segunda denúncia contra o peemedebista, o que demonstraria o enfraquecimento maior de Temer com a sua base aliada, o governo quer pressão contra Maia.

Ainda de acordo com ela, o ministro Antonio Imbassahy procurou Maia para conversar. Moreira Franco, que é sogro de Maia, também foi escalado para conversar com o presidente da Câmara.

A avaliação no Planalto é de que Maia tenta cada vez mais se descolar de Temer. Na primeira denúncia a situação já não estava muito boa por conta de uma disputa interna entre PMDB e DEM por dissidentes do PSB.

O DEM estava negociando com o grupo, quando a cúpula ligada a Temer atravessou a conversa. O clima de mal-estar entre os dois se elevou e a turma do deixa disso foi acionada. Maia, no entanto, deixou clara a sua insatisfação, já que os peemedebistas acabaram levando o grupo para a sigla. “O governo só quer lealdade se for a favor dele”, reclamou Maia.

O clima de insatisfação se arrastou até a votação da primeira denúncia. Assim que terminou a votação que engavetou a investigação, Maia reclamou do que chamou de “falta de lealdade” e “truculência” do governo durante a sessão.

“Nunca esperei que o entorno do presidente fosse jogar tão baixo comigo. Isso eu não posso deixar de falar”, disse ele em entrevista à jornalistas ainda nos corredores da Câmara, no dia 2 de agosto.

Os sinais continuam demonstrando que agora, na votação da segunda denúncia, não será diferente. Às vésperas da votação Maia fez duras críticas e disse que Temer faltou com a palavra. Ele deixou claro que o DEM pode retaliar o governo em votações de interesse.

“Sobre a denúncia, Maia, nos bastidores, afirma a aliados que não vai ajudar Temer desta vez. E se irrita com as desconfianças do Planalto. Desta vez, no entanto, disse a interlocutores que não será “proativo” para ajudar Temer”, afirma a colunista do G1, nesta segunda.

Mas em entrevista na semana passada, Maia afirmou que o governo e o PMDB têm tratado o seu partido como “adversário”. “Se é assim que eles querem tratar um aliado, eu não sei o que é um adversário”, alfinetou.

E completou: “Quero que isso fique registrado, para que, quando a bancada do Democratas tiver uma posição divergente, o governo entenda. Há uma revolta muito grande na bancada, não virou rebelião ainda, mas há revolta”.

No fim das contas, tudo isso pode se resumir num mero desentendimento pontual e numa “relação estremecida”, afinal, os interesses de Maia e Temer sobre os destinos do país não são nada diferentes. Porém, na política, um abalo na relações pode provocar a mudança no caminho para se chegar a esses interesses.

Do Portal Vermelho

 

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago