Formadas à revelia do sentido literal das palavras que as compõem, as expressões idiomáticas têm agora mais um espaço de publicação, onde são reunidas segundo a frequência de utilização no país.
O professor Huéliton Cassiano Riva, da graduação do Curso de Licenciatura em Letras – Campus Pires do Rio, lançou, em dezembro último, o Dicionário das Expressões Idiomáticas Mais Usadas no Brasil: Organização Onomasiológica, que reúne 1500 expressões idiomáticas da Língua Portuguesa no país.
As expressões idiomáticas são aquelas que, formadas por mais de duas palavras, geram um sentido que difere do significado literal dos termos componentes. Exemplos são: “ganhar rios de dinheiro”, designando aqueles que muito se enriquecem; ou “a história do arco da velha”, para designar estórias antigas, inverossímeis ou fantásticas; ou ainda “dar nó em pingo d’água”, para caracterizar sujeitos ardilosos ou trapaceiros. A obra foi publicada pela Editora Appris, que já iniciou as vendas em pré-lançamento. Além de reunir as expressões, o dicionário as insere em contextos de usos reais.
(CGCom)
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…