Categories: Sem categoria

OAB vai apresentar ação contra aumento de imposto de combustíveis

Spread the love
OAB alega que norma editada por Temer viola os princípios da “legalidade e da separação de Poderes” / Marcos Santos/ USP Imagens

O Pleno do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), decidiu, de forma unânime, contestar judicialmente o aumento dos impostos sobre combustíveis. A medida foi promovida pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB), há quase um mês.

A posição da OAB foi definida na terça-feira (22). Os advogados consideram que o decreto que aumentou as alíquotas do PIS/Cofins é inconstitucional.

A OAB alega, entre outras coisas, que a norma editada por Temer viola os princípios da legalidade e da separação de Poderes e que o prazo de noventa dias estabelecido pela Constituição para que uma alteração tributária passe a ter eficácia jurídica não foi considerado.

Gilberto Cervinski, integrante da direção nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens, entidade que participa da Plataforma Operária e Camponesa para Energia, entende que ampliação da arrecadação, nesse caso, não trará benefícios ao povo, e que busca apenas recompor o caixa do governo.

“As medidas são para atender os dirigentes do golpe no Brasil. A arrecadação não vai beneficiar o povo. A dívida pública brasileira está aumentando. Isso significa mais juros. Para pagá-los, tem que cortar gastos sociais ou aumentar impostos. São as duas coisas que estão fazendo”, comenta Cervinski.

O dirigente do MAB ressalta ainda que a medida tem como objetivo aumentar o lucro dos setores mais ricos da sociedade: “Ele está tributando um produto de consumo de massa para arrecadar dinheiro para aumentar o pagamento das taxas de juro da dívida pública. Isso é diretamente relacionado com o interesse dos banqueiros. É uma ofensiva do capital financeiro”.

O doutor em Economia e especialista em políticas públicas e gestão governamental do governo federal Paulo Kliass destaca ainda que o aumento da tributação faz parte do que ele classifica como “medidas desesperadas para aumentar a arrecadação”.

Ele esclarece que a situação chegou a esse ponto por causa da decisão política de desacelerar a economia sob o argumento do risco de inflação: “O governo fez uma opção de política econômica que eu chamo de ‘austericídio’. Você acaba provocando uma recessão, e isso provoca uma redução das receitas tributárias. Você aprofunda a crise fiscal”.

A solução, defende Klias, seria ir na contra-mão da linha econômica atual. “Nossa estrutura tributária é basicamente vinculada à atividade econômica, à renda. Não há nenhuma estrutura sobre o estoque de capital, ou seja, à riqueza. A única forma de resolver é promovendo a recuperação da atividade econômica e fazendo uma mudança na estrutura tributária”, analisa.

A saída para o atual cenário passa, na visão do economista, pela criação de tributos sobre a riqueza. O que poderia ocorrer com o imposto sobre grandes heranças, sobre lucros e dividendos, e sobre grandes fortunas.

Brasil de Fato

Blog do Mamede

Recent Posts

Anthony Garotinho Mostra Para o Brasil Quem De Fato é Ronaldo Caiado

Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…

2 dias ago

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo

Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…

2 dias ago

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar

STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…

2 dias ago

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo

Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo   Atividade…

2 dias ago

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo

Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo   Com apoio de…

2 dias ago

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço

Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço   Somente nesta quinta (3),…

2 dias ago