Categories: Sem categoria

PSDB descarta Temer, mas não o PMDB e aposta em eleições indiretas

Spread the love

Agência Senado

Senador Tasso Jereissati CE) presidente nacional em exercício do PSDB

O PSDB, principal articulador do golpe contra o mandato da presidenta Dilma Rousseff e garantidor da governabilidade de Temer, é o principal interessado nessa movimentação. Mas como os tucanos estão sem asas, após as revelações trazidas pelo flagrante contra o presidente nacional da legenda, Aécio Neves, que foi afastado de seu mandato pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o voo ficou prejudicado.

Segundo fontes, a cúpula tucana não tem dúvidas de que tem que deixar o governo, mas a estratégia é evitar um rompimento imediato para ainda preservar a aliança com o PMDB, já prevendo uma eventual eleição indireta, ou seja, garantir os votos da legenda.

Segundo o colunista do G1, Gerson Camaroti, um integrante da cúpula tucana lhe confidenciou que o PSDB decidiu sair do governo, restando apenas “avaliar o melhor momento para o desembarque”, pois “é preciso manter a aliança em torno da escolha do futuro governo, inclusive com o PMDB”.

Na verdade, os tucanos querem concretizar a pretensão que existia desde a derrota nas urnas em 2014, que resultou na ação de cassação do mandato que tramita no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o poder. E como o Temer não tem condições de governar, mas o PMDB ainda tem votos.

Para isso, já negociam a manutenção de ministérios que seriam contemplados no eventual novo governo, além da participação em postos-chave na Câmara e no Senado. O “núcleo” de sustentação seria o mesmo que sustenta Temer, PSDB, PMDB e DEM, com apoio de siglas como PSD, PP e PR, entre outras.

O presidente em exercício do PSDB, Tasso Jereissati (CE), tem uma reunião nesta terça-feira (23) com a sua bancada na Câmara, ponto mais crítico da aliança. Isso porque desde as primeiras informações sobre a delação da JBS, os parlamentares defenderam o desembargo do governo Temer.

O relator da reforma trabalhista, senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), evidenciou o seu desconforto e reafirmou nesta terça (23) que, apesar do seu partido ainda debater a questão, o posicionamento pessoal é de que a legenda entregue os ministérios e desembarque do governo.

“Há um debate que não está concluído em torno do meu partido. Algumas lideranças, como eu, defendem que o partido deva sim deixar o governo, entregar os ministérios… Eu, pessoalmente, defendo isso. Agora, não há um consenso ainda no partido. Nós vamos continuar avaliando e refletindo, dia após dia, a gravidade da crise”, disse o senador.

Como Temer se nega a renunciar, a cúpula do PSDB aposta sua fichas no julgamento do pedido de cassação da chapa Dilma Rousseff-Michel Temer no TSE que está previsto para junho. Acreditam que a corte poderá tirá-lo do poder e ainda jogar a culpa na Dilma. Mas outro fator pode acelerar a decisão dos tucanos. Trata-se da decisão do Supremo Tribunal Federal sobre o pedido feito pela defesa de Temer sobre o inquérito. Caso o Supremo se pronuncie contra o pedido, a saída é imediata.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

Pobre JK!

Pobre JK Angelo Cavalcante Juscelino era atento, observador e político de diálogo; longe, bem longe,…

12 horas ago

PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa

PT denuncia agressão de deputado bolsonarista e exige punição rigorosa Representação protocolada pelo presidente do…

20 horas ago

Lindbergh Farias: “PL da Anistia é para Bolsonaro se safar da cadeia”

Lindbergh Farias: “PL da Anistia é para Bolsonaro se safar da cadeia” Líder do PT…

20 horas ago

STF proíbe prefeito de SP de converter guarda em Polícia Municipal

STF proíbe prefeito de SP de converter guarda em Polícia Municipal   Ministro do STF…

20 horas ago

Morte do trabalhador senegalês acentua críticas à violência policial em SP

Morte do trabalhador senegalês acentua críticas à violência policial em SP   Para a deputada…

20 horas ago

Enem 2025: isenção da taxa pode ser solicitada até 25 de abril

Enem 2025: isenção da taxa pode ser solicitada até 25 de abril   Pedidos começaram…

20 horas ago