A constituição do Fórum Permanente pela Democracia foi a primeira medida concreta dos partidos de oposição no Congresso Nacional. Integram o fórum os seguintes partidos: PDT, PCdoB, PT, Psol, Rede e PSB. No caso dos socialistas, chama atenção o fato de que o partido consolida sua ruptura com o governo. Em breve nota divulgada após a reunião, os partidos informam a criação do fórum e que buscarão diálogo com a sociedade, revelando a intenção de ampliar a mobilização para além do parlamento. O objetivo é exigir a renúncia ou afastamento de Michel Temer e a convocação de eleições diretas.
“O presidente da República ilegítimo, mas empossado, é gravado pelo dono da JBS dando aval para comprar o silêncio de Cunha. Ele não pode mais ficar uma hora na cadeira de presidente do país. É necessário que as decisões sejam tomadas para afastá-lo imediatamente e convocar novas eleições no país”, afirmou a deputada Alice Portugal (BA),lider do PCdoB na Cãmara dos Deputados.
Para o líder do PT, Carlos Zarattini (SP o surgimento das gravações, retira qualquer legitimidade para Temer continuar governando. “Chegou ao ponto final. O ponto final, se não for dado pela sua própria renúncia, será feito por esta Câmara e por este Senado através de um impeachment”, afirmou o líder petista.
Leia abaixo a íntegra da nota:
Pela democracia
Nós, congressistas de diversos partidos, nesta hora gravísssima que o país vive, com denúncias substantivas que envolvem diretamente Michel Temer, nos constituimos em Fórum Permanente pela democracia e exigimos, em diálogo com as forças da sociedade:
1. Renúncia/afastamento imediato do presidente
2. Eleições diretas para Presidente da República
Neste sentido, estamos empenhados no Congresso, junto ao STF e ao TSE para que sejam tomadas todas as medidas nessa direção.
Congresso nacional, Brasília, 17 de maio de 2017
Portal Vermelho
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…