Categories: Sem categoria

MP vai intermediar diálogo entre Segurança Pública e estudantes para implementação de política pública

Spread the love

A abertura de um diálogo entre o movimento estudantil e a Secretaria de Segurança Pública. Este foi o principal compromisso assumido pelos coordenadores dos Centros de Apoio Operacional Criminal, Luciano Miranda, e dos Direitos Humanos do Ministério Público de Goiás, Patrícia Otoni, com representantes do movimento estudantil em Goiânia. Em reunião realizada nesta quinta-feira (4/5), os promotores destacaram a importância do diálogo para que sejam desenvolvidas, conjuntamente, ações preventivas.

Participaram da reunião o coordenador-geral do Diretório Central de Estudantes (DCE) da UFG, Fábio de Oliveira Júnior, a integrante do Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (Najup), Luciana de Oliveira, além do advogado Pedro Guilherme dos Santos.

De acordo com o promotor Luciano Miranda, é fundamental que tanto os estudantes quantos os agentes de segurança pública saibam as demandas e os problemas enfrentados para que soluções sejam construídas de forma conjunta. “Estamos falando da implementação de uma nova política pública para a área de segurança. É certamente um processo longo de discussão e envolvimento de todos”, afirmou.

A promotora Patrícia Otoni reiterou que o MP buscará intermediar este diálogo, necessário para a garantia de direitos dos cidadãos, representados tanto pelos estudantes, como pelos agentes das forças de segurança pública. “É preciso haver uma mudança de postura para construirmos espaços que possibilitem a construção da cidadania de forma ampla. Mesmo com divergências é possível exercer direitos e garantir deveres”, ponderou.

Para os estudantes, esta aproximação também é importante e mudanças devem ser propostas para a atuação dos policiais, a começar pelo curso de formação, buscando uma atuação mais humanizada. A promotora Patrícia acrescentou que, por outro lado, também é necessário que os estudantes monitorem pessoas que eventualmente se infiltrem no movimento dispostas a ações violentas.

Desse modo, ficou acertado que o MP articulará o agendamento de uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública para o início desta proposta de diálogo. (Texto: Cristina Rosa – fotos: João Sérgio / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)

Blog do Mamede

Recent Posts

“Nosso Programa” Rádio Sucesso Sai Do Ar Após 08 Anos De Liderança Absoluta De Audiência

Gente boa do Blog, após 08 anos de audiência absoluta, o programa de rádio "Nosso…

10 horas ago

O Prefeito Sou Eu! Velomar Rios Começa Hoje a Conversar Com Auxiliares Que Assumirão Secretarias

O Prefeito Sou Eu! Velomar Rios Começa Hoje a Conversar Com Auxiliares Que Assumirão Secretarias…

11 horas ago

Sindicato Rural Tem Que Desocupar Sede Em 30 Dias

Gente boa do Blog, o Sindicato Rural de Catalão tem que desocupar o local em…

12 horas ago

Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia!

Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia! As prisões…

12 horas ago

Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás são condenados

Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás…

12 horas ago

‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro

‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro   Documentário…

12 horas ago