A ação julgada partiu de um recurso da Universidade Federal de Goiás (UFG) contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), que havia proibido a instituição de cobrar mensalidade por um curso de especialização em direito constitucional.
Poderia ser pior
Os ministros Gilmar Mendes -sócio da rede de universidades privadas Instituto Brasiliense de Direito Público-, Luiz Fux e Alexandre de Moraes defenderam ainda que a autorização para a cobrança poderia se aplicar também aos cursos de pós-graduação stricto sensu (Mestrado e Doutorado), mas esse entendimento acabou vencido e tais cursos permanecem gratuitos.
Em contraponto á concepção dos três ministros, Marco Aurélio Mello considerou que o acesso para a universidade pública deve ser gratuito em todos os casos, sem distinção de curso. “Nós teremos doravante entidade híbridas, universidade que a um só tempo serão públicas e privadas, mediante a cobrança desses cursos, que se estabelece que somente estarão ao acesso daqueles que possam pagar a mensalidade”, considera.
Gratuidade em risco
Gabrielle Paulanti, coordenadora da Associação de Pós Graduandos da USP “Helenira Preta Rezende” (APG-USP), lamenta a votação do STF: “Essa decisão é muito grave, pois descaracteriza a universidade pública em um pilar fundamental que é a gratuidade. Abrir esse precedente abre caminho para outras cobranças, tanto na pós graduação stricto sensu como também na graduação. A ameaça da privatização se aproxima, reforçando o caráter elitista das universidades públicas e nos afastando da sua popularização e expansão” denuncia a doutoranda em letras.
Portal Vermelho
HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura Relator…
Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral Divulgado pelo MEC, números do…
Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais Município da Zona…
“Não se faz política com mentira”, diz deputado sobre fake news contra ministra Márcio…
Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…