Categories: Sem categoria

CNI/Ibope: 79% dos brasileiros não confiam em Temer

Spread the love

Foto: Marcos Corrêa/PR – Fotos Públicas

A aprovação ao governo ficou em 10%, ante 13% em dezembro, enquanto aqueles que consideram o governo regular somaram 31%, contra 35%, segundo o levantamento.

O número daqueles que disseram aprovar a forma de governar de Temer também recuou, para 20%, ante 26% no fim de 2016. Assim como caiu o percentual das pessoas que afirmaram confiar no presidente: apenas 17% agora, ante 23% em março.

A queda na popularidade ocorre em praticamente todos os estratos da pesquisa. A região Nordeste apresenta o maior percentual dos que avaliam o governo como ruim ou péssimo (67%), mais de 10 pontos percentuais acima da segunda região com pior avaliação (Sudeste, com 52%). A região também é a que apresenta menores percentuais de confiança no presidente (13%) e de aprovação da maneira de governar (13%).

A piora da avaliação foi mais intensa na região Sul, com retração de 10 pontos nos percentuais dos que confiam no presidente Michel Temer e dos que aprovam sua maneira de governar, entre dezembro de 2016 e março de 2017. Apesar da queda, a região permanece aquela em que o presidente é melhor avaliado no país.

Entre as áreas de atuação do governo, 85% disseram desaprovar as ações e políticas adotadas em relação aos impostos, e 72% não aprovam as ações de combate à inflação.

A pesquisa também questionou os entrevistados a respeito de comparação do governo Temer com a gestão anterior, de Dilma Rousseff, e 41% disseram considerar a atual administração pior que a da petista.

Para 18% o atual governo é melhor que o passado, enquanto 38% disseram considerar ambos iguais.

Entre as notícias mais lembradas pela população, segundo o levantamento, a primeira posição ficou com as discussões sobre a reforma da Previdência, sendo citada por 26% dos entrevistados, à frente de notícias relacionadas à Lava Jato e investigações de corrupção na Petrobras (9%).

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre 16 e 19 de março. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Confira aqui a íntegra da pesquisa CNI.

Pesquisa Ipsos divulgada ontem também mostra Temer na berlinda

Divulgado nesta quinta (30), o Barômetro Político, pesquisa nacional do instituto Ipsos, já havia mostrado que 90% dos entrevistados afirmaram que o Brasil está no caminho errado. O estudo mostrou que a avaliação do governo Temer piorou, com sua rejeição subindo de 59%, no mês anterior, para 62%.

Individualmente, o presidente Michel Temer foi desaprovado por 78% nesta pesquisa, que ouviu 1.200 pessoas e perguntou sobre a avaliação de 26 figuras do cenário político, nas cinco regiões do país durante a primeira quinzena deste mês. Entre os mais populares, lideram dois não políticos: o juiz Sérgio Moro, com 63% de aprovação, e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa, com 51%.

Entre os índices de aprovação de políticos, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva lidera com 38% de avaliação positiva. Entre os tucanos, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), tem 16% de aprovação, seguido do prefeito de São Paulo, João Dória (16%), e o senador Aécio Neves (MG), com 11%.

A presidenta do STF, ministra Cármen Lúcia, marcou 26% e os ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB), Dilma Rousseff (PT) e a ex-senadora Marina Silva (Rede-AC) registraram 23% de aprovação entre os entrevistados. O deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) é aprovado por 14%.

Portal Vermelho

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

22 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

22 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

22 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

22 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

22 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

23 horas ago