Gente boa do Blog, hoje quero falar de um fato interessante e que deve servir de exemplo para muitos de nós, o jovem Martinho José Ferreira, foi aprovado no vestibular e está cursando o 5º período em Relações Internacionais em uma faculdade privada na cidade do Rio de Janeiro.
Pois Bem, esse jovem tem, 79 anos de idade e é na verdade o Martinho da Vila, cantor e compositor carioca que resolveu voltar aos bancos de uma escola alegando querer entender melhor alguns acontecimentos contemporâneos, como a ascensão de Donald Trumpp ao poder, ele declarou que a Universidade ajuda a compreender melhor o mundo.
Se alguém não se lembra de Martinho da Vila ele é o o compositor e cantor de músicas de qualidade como Mulheres, Devagar, devagarinho e Canta Canta, só para ficar em alguns exemplos da excelente obra musical de Martinho da Vila, ele gravou mais de 50 albuns e publicou 19 livros.
Engajado politicamente, sempre se posicionou em defesa dos mais fracos e oprimidos, sambista da gema, negro convive em várias comunidades da cidade do Rio de Janeiro que diga se de passagem foi tomada pelos bandidos de todas as origens, inclusive por gente como o ex-governador Sérgio Cabral (PMDB).
O exemplo dele deve servir para algumas reflexões, no Brasil de hoje, mesmo com tantos problemas enfrentados em várias áreas, sobretudo pelas classses menos assistidas, o acesso a educação é uma realidade, entrar em um Universidade e cursar um curso universitário não é algo mais tão distante, universidades federais e estaduais estão por todos os cantos e passar no vestibular já não é algo assim tão distante.
Basta querer e ter força de vontade.
Nesse sentido, inclusive a maior parte de nossas universidades estão utilizando as próprias notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM)para a seleção dos novos universitários, o que sem dúvida facilita a entrada em um curso superior.
Verdade é que ver o jovem Martinho da Vila de 79 anos voltando aos bancos de uma universidade para realizar o sonho de entender melhor as contradições do mundo atual nos faz, de fato, perceber que a educação continua a ser o caminho mais curto para que se consiga galgar melhores lugares na dificil arte de vencer na vida e a própria vida.
A eduacação muda a vida das pessoas, isso é fato.
Pense nisso,
De Pires do Rio, em Goiás professor Mamede
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…