Estranhamente, o relatório acusa, mas não pede o indiciamento. A conclusão do delegado Marlon Oliveira Cajado dos Santos é que “o conjunto probatório é suficiente” para imputar os crimes de obstrução de Justiça e tráfico de influência, mas a PF não os indiciou formalmente.
O relatório foi encaminhado ao ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo, e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot.
Com o relatório na mesa, o STF tera de resolver a contradição – das dezenas que surgiram depois do golpe – uma vez que o decano Celso de Mello garantiu a posse de Moreira Franco como ministro de Michel Temer e afirmou categoricamente que foro privilegiado não significa obstrução judicial.
Ainda sobre o relatório, Lula é acusado por um ato supostamente cometido pela presidenta Dilma. No relatório de 47 páginas, a PF afirma que Dilma cometeu crime de obstrução e o ministro Aloizio Mercadante, além de obstrução à Justiça, cometeu crime de tráfico de influência.
A defesa de Lula afirma que o relatório não tem “qualquer fundamento jurídico e incompatível com a decisão proferida” pelo ministro do STF Celso de Mello.
Cristiano Zanin Martins, advogado do ex-presidente, lembra que o delegado recorreu à “mídia especializada em política”, segundo ele próprio, “mas deixou de apresentar qualquer fundamento jurídico para sua manifestação”.
“O ato do Delegado Federal Marlon Cajado se soma a diversas outras iniciativas de agentes públicos que perseguem Lula por meio do uso indevido da lei e dos procedimentos jurídicos, prática internacionalmente conhecida como “lawfare””, frisou Zanin.
E conclui: “Esperamos que o STF rejeite a proposta do citado agente policial e aplique em relação a Lula o mesmo entendimento que é destinado aos demais jurisdicionados”.
Portal Vermelho
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…