O nível sem precedentes da crise que enfrentamos exige um novo pacto político e social que só será possível através da convocação de eleições diretas.
As investigações da Lava Jato e o processo em curso no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicam que a chapa Dilma-Temer foi eleita por meio do uso de recursos públicos desviados para alimentar o caixa 2 da campanha e deve, caso seja comprovado, ser cassada. O julgamento do TSE continua sendo, sem dúvida, o melhor caminho para o Brasil, por resultar em eleições diretas até seis meses antes do fim do mandato presidencial, além de evidenciar com todas as letras o estelionato eleitoral que o PT e o PMDB cometeram juntos em 2014.
As pesquisas de opinião já evidenciam há tempos a opção da maioria dos brasileiros em favor de novas eleições. Com o surgimento agora das avassaladoras denúncias contra o núcleo do governo, aumenta a pressão da opinião pública pela conclusão do processo no TSE e por novas eleições. Essa tem sido a posição da REDE mesmo antes do impeachment da presidente Dilma Rousseff.
A Proposta de Emenda Constitucional 227, do deputado da REDE Miro Teixeira (RJ), reforça essa posição e propõe eleição direta até seis meses antes do fim do mandato presidencial para todos os motivos de vacância na Presidência e Vice-Presidência (renúncia, impedimento, falecimento, etc.). Em torno desta proposta, a REDE conclama todos a pressionar os parlamentares pela sua rápida tramitação. Não há mais tempo a perder.
A REDE reitera a importância do julgamento célere do TSE e da continuidade das investigações da Operação Lava Jato. A única saída possível de tamanha crise de representatividade é por meio do fortalecimento da democracia, levando o debate para a sociedade e devolvendo ao povo o direito de escolher o presidente da República.
Eleição direta para presidente está prevista na Constituição, há fundamento legal no Código eleitoral e é o que Brasil precisa para retomar a legitimidade para enfrentar a grave crise ética, moral, econômica e social.
Comissão Executiva Nacional
Rede Sustentabilidade
Publicado originalmente no site da Rede Sustentabilidade.
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…