O objetivo do fórum é dialogar com os participantes e apresentar as atividades realizadas pela empresa em 2013 em Catalão e Ouvidor
|
|
A Anglo American realizou, nesta terça-feira, dia 10, o Fórum com a Comunidade, no auditório do Senac, em Catalão. O encontro entre representantes da companhia, vizinhos e produtores rurais das regiões próximas às operações de Nióbio e Fosfatos contribuiu para a integração e o bom relacionamento entre a empresa e os participantes.
Para Mariana Borges, vizinha da empresa, essa é uma iniciativa muito importante. “Esperamos que a Anglo American mantenha sempre essa postura de respeito e compromisso para conosco”.
Durante o fórum, foram apresentadas as operações de Nióbio e Fosfatos, os processos de produção e onde são utilizados esses minérios. Na área de sustentabilidade, foram abordados os processos de gestão das águas, da energia, da biodiversidade, das emissões atmosféricas e dos resíduos sólidos. Os dirigentes da Anglo American também reforçaram a preocupação que a empresa tem na área de Segurança. Em Recursos Humanos o destaque foi a contratação de mão de obra local e os investimentos feitos pela empresa em treinamentos para qualificar seus empregados.
Outro tema importante abordado no encontro foi o andamento do SEAT (Caixa de Ferramentas para Avaliação Socioeconômica), que possibilita entender melhor as preocupações, necessidades e prioridades das comunidades ligadas às operações da Anglo American. O programa realiza um diagnóstico, através do levantamento de informações com os principais públicos de interesse para a elaboração do PEC (Plano de Envolvimento com a Comunidade), onde são determinadas as ações que serão colocadas em prática para atender às necessidades identificadas.
Nesse sentido, foram apresentadas todas as ações sociais realizadas ao longo ano. Em 2013, foram aplicados aproximadamente R$ 2,35 milhões em campanhas de apoio à educação, lazer, cultura e combate às drogas, entre outros aprovados pelos Ministérios da Cultura e dos Esportes. Além de aportes por meio da Lei Rouanet e Lei de Incentivo ao Esporte, a Anglo American investiu, com verba própria, em ações de responsabilidade social com ONGs, prefeituras, associações e outras entidades na área de capacitação profissional, bem-estar, campanhas de conscientização de trânsito, entre outros programas alinhados à sua Política de Investimentos Sociais.
“A Anglo American tem entre seus compromissos atuar de forma responsável e em parceria com as comunidades onde opera. Esses investimentos fazem parte de nossa cultura. São ações que, ao se concretizarem, contribuem com a empresa e a população”, comenta Katie Millar, coordenadora de Gestão Social dos negócios Nióbio e Fosfatos da Anglo American.
Outros resultados importantes abordados foram: a retomada dos fóruns comunitários, visitas às propriedades rurais do entorno da Mina Boa Vista, realização do diagnóstico socioeconômico da Comunidade de Coqueiros, lançamento do edital de projetos sociais, parceria com a CARE Brasil na capacitação de membros da comunidade e a implantação de veículos de comunicação, como o jornal impresso e o programa de rádio Anglo American Comunidades.
Em 2014, a companhia prevê a continuidade de seu investimento social em Catalão e Ouvidor, por meio de financiamento de projetos sociais e de novas parcerias com órgãos públicos e privados. “Vamos continuar com o nosso compromisso de atuar no desenvolvimento da região, compartilhar nossas ações e dialogar com a comunidade”, conclui Katie Millar.
Sobre a Anglo American
A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Johanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.
A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados – para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.
A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.
Mais informações sobre a empresa estão disponíveis no site www.angloamerican.com.br.
Assessoria de Comunicação
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…