Dos cerca de 32,9 milhões de cidadãos aptos a votar, pouco mais de 25,7 milhões de eleitores foram às urnas. Entre as cidades em que nenhum dos candidatos obteve mais da metade dos votos válidos no primeiro turno – estão 18 capitais. São elas: Belém, Belo Horizonte, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Macapá, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Recife, Rio de Janeiro, São Luís, Aracaju e Vitória.
Em Cuiabá, por exemplo, as abstenções, votos nulos e brancos no segundo turno foi de 41,03%. Desse total, a maior parte é de abstenções: 104.235 eleitores, que corresponde a 25,11%, não compareceram às urnas neste domingo (30). O percentual de votos nulos também é significativo: 11,77%. Um total de 36.594 eleitores rejeitaram os candidatos Emanuel Pinheiro (PMDB), que foi eleito para o cargo, e Wilson Santos (PSDB).
No primeiro turno das eleições, o percentual de abstenção foi de 17,58%, o que totalizou mais de 25 milhões de eleitores. Apesar do número expressivo, o presidente do TSE e ministro do STF, Gilmar Mendes, considerou normal o percentual, apesar de o número ter sido superior aos pleitos municipais de 2012 e de 2008.
Portal Vermelho
Prédio da Câmara de Vereadores Seria a Maior Disputa Dessas Eleições? Gente boa do Blog,…
Aprovado PL que prevê meia-entrada para mulheres em jogos de futebol Relatora da matéria na…
G20 Social leva a voz dos movimentos ao RJ; confira a programação indicada Entidades…
Brasil paga quatro vezes o orçamento anual do Bolsa Família em juros Juros da…