Categories: Sem categoria

Encontro marca 44 anos de existência do JOPA

Spread the love

Encontro marca 44 anos de existência do JOPA

Gente boa do Blog, aconteceu nesse domingo 23 de outubro o reencontro de toda uma geração de jovens que foi marcada por encontros familiares, confraternizações, missas, festas, solidariedade e muito amor ao próximo tudo regado a fé em  Deus e em Jesus Cristo.

Um pouco de história

Em 1972 foi fundado em Catalão o grupo de Jovens “JOPA” Jovens Olhando Paro o Alto, dirigido pela Igreja Católica Apostólica Romana, era comum naquela época vários jovens que pertenciam à comunidade serem recrutados para o celibato ou para atividades junto as comunidades eclesiais de base, eles se reuniam todos os sábados, rezavam, cantavam e praticavam varias solidariedades.

Pois bem, 44 anos se passaram várias gerações de jovens idealistas, tementes a Deus e com o coração grande e cheio de boas intenções puderam ver e sentir de perto o poder da caridade, e de ações que ajudam o semelhante, assim nasceu a saudade daqueles bons tempos que ficaram para trás mas,  que não se apagam da memória.

Pensando em reunir o grupo e relembrar boas passagens da vida, os jopistas Alexandre, Danilo Mesquita e Carlos tiveram a ideia em realizarem um grande encontro, eles buscaram o apoio e o patrocínio em ex-colegas também jopistas, hoje comerciantes e empresários bem sucedidos como Miranda Duarte, Newton do Supermercado, vereador Pedrinho (PSD) entre outros e dessa forma nasceu o primeiro “EJOPA”.

A programação do Reencontro

Na programação do reencontro, participaram de uma missa na sede do Centro Comunitário do bairro São João, onde puderam relembrar dos tempos de amizade com frei Chicão e  Deusdete incentivadores de várias atividades religiosas, reuniram fotos, livros, reportagens em jornais e revistas que falavam da época e retratavam atividades do grupo e criaram com isso o Museu do JOPA, onde tudo poderá ser revivido pela comunidade, sendo que a chama da religiosidade e fraternidade do grupo deverá permanecer acesa e acessível aos mais novos.

Quem são eles

No grupo de ex-jopistas  assíduos temos funcionários públicos aposentados, professores, advogados, engenheiros, comerciantes, empresários, motoristas, gente comum que não se curva diante dos desafios da vida e não perde as esperanças em um mundo melhor, como por exemplo, o  motorista escolar Sérgio Marques que nas fotos antigas ainda possuía cabelos, ele fez questão de levar os filhos ao encontro e passar a eles a importância de valores como a fé e a solidariedade, também o religioso Marinho Tomé Filho, um dos incentivadores do encontro e que estava visivelmente alegre com aquele momento. Teve gente que veio de  Caldas Novas, Goiânia e de várias cidades circunvizinhas.

Para finalizar as comemorações do Reencontro, no domingo saíram em carreata da porta do Centro Comunitário com destino a uma chácara onde além de saborearem um delicioso almoço, puderam relembrar amizades que o tempo não consegue apagar. O grupo já pensa em uma nova data para se reencontrarem e acreditam que o Reencontro será parte também da história deles, a cada ano prometem reviver os excelentes momentos e a sensação de que a vida é bem mais do que as correrias do dia a dia.

 

Blog do Mamede

Recent Posts

Morrinho do São João, Cartão Postal de Catalão Já Foi Abandonado

Gente boa do Blog, o Morrinho do São João, cartão postal de Catalão, que foi…

10 horas ago

Anota Aí: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park Em Catalão – Goiás

Gente boa do Blog, está chegando a hora, será no dia 30 de abril às…

10 horas ago

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle

STF autoriza prisão domiciliar do deputado Chiquinho Brazão, réu no caso Marielle Ministro Alexandre de…

10 horas ago

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes

Governo Lula atualiza Lista Suja de trabalho escravo e expõe 155 novos nomes Com foco…

10 horas ago

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita

Fatoflix enfrenta “guerra cultural” promovida pela extrema direita “Em tempos de intensa polarização e disseminação…

10 horas ago