Encontro marca 44 anos de existência do JOPA
Gente boa do Blog, aconteceu nesse domingo 23 de outubro o reencontro de toda uma geração de jovens que foi marcada por encontros familiares, confraternizações, missas, festas, solidariedade e muito amor ao próximo tudo regado a fé em Deus e em Jesus Cristo.
Um pouco de história
Em 1972 foi fundado em Catalão o grupo de Jovens “JOPA” Jovens Olhando Paro o Alto, dirigido pela Igreja Católica Apostólica Romana, era comum naquela época vários jovens que pertenciam à comunidade serem recrutados para o celibato ou para atividades junto as comunidades eclesiais de base, eles se reuniam todos os sábados, rezavam, cantavam e praticavam varias solidariedades.
Pois bem, 44 anos se passaram várias gerações de jovens idealistas, tementes a Deus e com o coração grande e cheio de boas intenções puderam ver e sentir de perto o poder da caridade, e de ações que ajudam o semelhante, assim nasceu a saudade daqueles bons tempos que ficaram para trás mas, que não se apagam da memória.
Pensando em reunir o grupo e relembrar boas passagens da vida, os jopistas Alexandre, Danilo Mesquita e Carlos tiveram a ideia em realizarem um grande encontro, eles buscaram o apoio e o patrocínio em ex-colegas também jopistas, hoje comerciantes e empresários bem sucedidos como Miranda Duarte, Newton do Supermercado, vereador Pedrinho (PSD) entre outros e dessa forma nasceu o primeiro “EJOPA”.
A programação do Reencontro
Na programação do reencontro, participaram de uma missa na sede do Centro Comunitário do bairro São João, onde puderam relembrar dos tempos de amizade com frei Chicão e Deusdete incentivadores de várias atividades religiosas, reuniram fotos, livros, reportagens em jornais e revistas que falavam da época e retratavam atividades do grupo e criaram com isso o Museu do JOPA, onde tudo poderá ser revivido pela comunidade, sendo que a chama da religiosidade e fraternidade do grupo deverá permanecer acesa e acessível aos mais novos.
Quem são eles
No grupo de ex-jopistas assíduos temos funcionários públicos aposentados, professores, advogados, engenheiros, comerciantes, empresários, motoristas, gente comum que não se curva diante dos desafios da vida e não perde as esperanças em um mundo melhor, como por exemplo, o motorista escolar Sérgio Marques que nas fotos antigas ainda possuía cabelos, ele fez questão de levar os filhos ao encontro e passar a eles a importância de valores como a fé e a solidariedade, também o religioso Marinho Tomé Filho, um dos incentivadores do encontro e que estava visivelmente alegre com aquele momento. Teve gente que veio de Caldas Novas, Goiânia e de várias cidades circunvizinhas.
Para finalizar as comemorações do Reencontro, no domingo saíram em carreata da porta do Centro Comunitário com destino a uma chácara onde além de saborearem um delicioso almoço, puderam relembrar amizades que o tempo não consegue apagar. O grupo já pensa em uma nova data para se reencontrarem e acreditam que o Reencontro será parte também da história deles, a cada ano prometem reviver os excelentes momentos e a sensação de que a vida é bem mais do que as correrias do dia a dia.
STF determina nova eleição para Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do RN para biênio 2025/2026…
Com maior divulgação, Disque 100 registra aumento de denúncias de racismo e injúria racial Esvaziado…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Imprensa internacional repercute índole golpista e homicida de Bolsonaro Indiciamento do criminoso e de outros…
Tentativa de envenenamento “não deu certo e estou aqui”, diz Lula Ao lançar programa…