Gente boa do Blog, hoje quero falar sobre um movimento de contestação que começa a chamar à atenção no Brasil e que poderá ganhar forças ainda mias nos próximos dias.
Batizada de “Primavera Secundarista”, os estudantes do ensino médio de vários estados brasileiros estão ocupando várias escolas públicas.
Já são bem mais de 500 escolas ocupadas, o que significa que não está tendo aulas nessas escolas e que os alunos, na maioria das vezes, com o apoio dos professores e dos pais resolveram chamarem para si a responsabilidade de parar as escolas agora para não serem prejudicados no futuro por algumas medidas do governo federal no que tange a educação.
Eles protestam principalmente contra duas medidas que estão sendo implantadas pelo governo federal, a já conhecida PEC 241 que congela os gastos públicos por 20 anos e a Medida Provisória 746 que propõe reformas no ensino brasileiro.
Ambas são consideradas pelos estudantes como um atraso e que levadas à frente como pretende o governo ilegítimo Temer, irá piorar a situação da educação em nosso País.
Somente no estado do Paraná, onde o movimento começou e está mais forte já são 450 escolas ocupadas, em Goiás temos três, no Distrito Federal mais três e nos demais estados da federação temos duas ou uma escola ocupada.
Os dados estão no portal da União Brasileira de Estudantes Secundaristas (UBES) e a entidade promete continuar a mobilizar, não apenas os estudantes mas, a sociedade de uma forma geral contra essas medidas autoritárias e que estão chegando de cima para baixo.
Até o momento não há sinalização por parte do governo e de órgãos ligados a educação em conversar com os secundaristas, e nesse sentido se espera que o diálogo seja estabelecido e que se respeite o direito de protestar dos estudantes e que a polícia, sobretudo a paranaense e a paulistana não aja como tem agido nos últimos protestos juvenis, agredindo, batendo e judiando.
Pense nisso!
De Pires do Rio, em Goiás professor Mamede
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…