Categories: Sem categoria

Ideb desmente Seduce: escolas privadas tem pior desempenho que as escolas públicas

Spread the love

Ideb desmente Seduce: escolas privadas tem pior desempenho que as escolas públicas

Quando iniciou o debate sobre a implantação das OS (Organizações Sociais) na Educação, a secretária Raquel Teixeira declarou que a meta, com a terceirização do ensino, “é a busca de uma gestão eficiente em que a qualidade do ensino é comparada à qualidade de uma boa escola privada”.  Isto também foi enfatizado nas propagandas que o governo de Goiás levou ao ar em rádio, televisão e nas redes sociais. Os números do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) divulgados pelo MEC no dia 8/9, mostram outra realidade: as escolas privadas estão abaixo das escolas públicas em Goiás.

Pelos números do Ideb, as notas das escolas particulares do país não atingiram a meta em nenhuma das etapas de Educação. Separadamente, a rede privada teve queda em mais estados que a rede pública estadual. O Ideb das escolas particulares caiu em Goiás, Pará, Tocantins, Maranhão, Piaui, Paraíba, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Em entrevistas à imprensa, Raquel Teixeira garantia que com as OS, o Estado passaria contar com a parceria “de quem entende de gestão e administração melhor que nós”. O Ideb mostra que não é bem assim: não há mágica nas escolas privadas, nem o caos que o governo quer vender nas escolas públicas.

Estudioso do processo de privatização da educação em países como Austrália, Suécia e Estados Unidos, o Doutor em Educação pela Unicamp,  professor Luiz Carlos de Freitas, considera que pelos dados do Ideb deste ano as escolas públicas diminuíram a distância de desempenho que as separava das escolas privadas. “É fato que muito mais pelas privadas terem diminuído seu Ideb. Mas isto significa que a vida está difícil para todos, inclusive para as privadas, mas que, na adversidade, as públicas se saíram melhor – não caíram, cresceram”, ressalta.

Nos Estados Unidos, também há queda no padrão de ensino nas escolas particulares, as chamadas “charter school” ou escolas charters. As charters cumprem o papel que no Brasil, em particular em Goiás, se dá às OS (Organizações Sociais).  Luiz Carlos apresenta dados de 2403 escolas charters americanas estudadas em 2009. Segundo este levantamento,  83%  delas tem o mesmo desempenho que as escolas públicas de gestão pública ou é pior que elas. Apenas 17% tem algum desempenho melhor. Apenas uma em quatro escolas charters ultrapassa o desempenho das escolas públicas regulares.

Como se verifica, os dois modelos da Seduce para mudar o ensino de Goiás não deram certo: nem as escolas charters são a solução, nem as escolas privadas são uma maravilha.

E agora Raquel Texeira, não é hora do governo e da Seduce ouvir as reivindicações dos professores, administrativos e contratos temporários para melhorar a Educação?

Blog do Mamede

Recent Posts

Lançamento de Livro: Será Dia 30 de Abril No Lafé Park (Parque Calixto Abrão)

Gente boa do Blog, está marcado, será no dia 30 de abril, às 19:00 horas…

18 horas ago

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE

HÁ 260 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…

18 horas ago

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal de gratificações em ação do MPGO

Improbidade: ex-prefeito e ex-secretária de Santa Rita do Novo Destino são condenados por concessão ilegal…

18 horas ago

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos incompatíveis durante mandato

Em ação movida pelo MPGO, ex-vereador de Formosa é condenado por improbidade, ao acumular cargos…

18 horas ago

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?

Quais as reais causas da queda da aprovação de Lula nas pesquisas?   Causas vão…

18 horas ago

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia

Maioria quer Bolsonaro preso, mas teme impunidade; 56% rejeitam anistia   Datafolha mostra que brasileiros…

18 horas ago