Por Rafael da Silva Marques*, no portal Sul21
O leitor lembra quem era o candidato a vice-presidente na chapa de Lula na eleição de 1989? E nas eleições de 1994 e 1998, quem foram os vices de Lula? O leitor recorda quem era o candidato a vice-presidente de FHC nas eleições de 1994 e 1998? Ou lembra quem eram os candidatos a vice-governador de Antônio Brito em 1994 e em 1998? E de Olívio Dutra?
Longe para lembrar. Ok, vou facilitar um pouco as coisas. Recomecemos:
O leitor tem na memória, por acaso, sem google, obvio, quem eram os candidatos a vice-governador de Tarso Genro em 2002 e de Yeda Crusius em 2006 e 2010? Ou quem eram os candidatos a vice-presidente nas chapas de José Serra, Geraldo Alckmin e Aécio Neves nas ultimas eleições presidenciais? E quem era o candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva ou Heloísa Helena nas últimas duas eleições para presidente da república?
Lembra? Sem consulta ao google, lembra?
Se a resposta for “não lembro”, você votou no candidato a presidente e não no candidato a vice-presidente.
Tudo isso para dizer que Michel Temer não foi votado. Não foi por uma questão simples: ninguém vota no vice. Se o fizesse, você, leitor, lembraria dele. Temer não recebeu, ao contrário do que circula, de forma temerária, nas redes sociais e internet, 54 milhões de votos. Temer não recebeu nenhum voto.
O PMDB não recebeu nenhum voto em 1990 e em 2014 para presidente. Vai governar, sem nenhum voto, mais de quatro anos na soma. E não falo de José Sarney, vice de Tancredo Neves, igualmente não-votado.
Ao contrário do que ocorria anos atrás em que se votava no presidente e no vice-presidente, hoje este faz parte de uma chapa, encabeçada pelo candidato a presidente, objeto de voto da população. É por isso que o leitor custa ou sequer lembra quem eram os candidatos a vice-governador e vice-presidente nas eleições passadas.
Se você acha que Temer recebeu 54 milhões de votos juntamente com a presidenta Dilma, na certa você lembra, e bem, quem eram os candidatos a vice-presidente nas eleições passadas. Ótima memória a sua, parabéns!
*Rafael da Silva Marques é Juiz do Trabalho.
Portal Vermelho
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…