Categories: Sem categoria

Catalanos podem ficar despreocupados com aumento do IPTU

Spread the love

Um dos assuntos que mais vem ganhando destaque nos noticiários do estado e que a Prefeitura de Goiânia (GO) quer aumentar o valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) da cidade de 25% a 33%. O governo justifica que não houve aumento nos últimos oito anos, o que deixou o valor do imposto defasado em relação ao mercado. O projeto precisa ser aprovado pela Câmara de Vereadores e causou revolta na população. Em São Paulo, a titulo de comparação, apesar de polêmico, o aumento foi aprovado e chegou a 35%.

Em Catalão a realidade é outra. A Prefeitura Municipal conta com 20 estágios da Universidade Federal de Goiás do Campus local, que devidamente uniformizados e com identificação, contando ainda com um sistema digital por meio de tablets, vem realizando o trabalho de recadastramento de todos os imóveis da zona urbana.

De acordo com a Secretaria da Fazenda da cidade o objetivo da atualização dos dados é cadastrar as propriedades que ainda não constam nos arquivos do sistema organizacional da prefeitura, algo que contribui, entre outras coisas, para a formulação do Plano Diretor do município.

O diretor de receitas da Pasta, Fábio Benet, explicou que a prioridade do governo municipal não é aumentar o valor do tributo, pelo menos por enquanto, mas sim atualizar o sistema para eventuais reajustes. “Catalão conta com aproximadamente 55 mil imóveis, sendo casas, lotes vagos e construções. Como há cerca de dez anos esse trabalho não vem sendo realizado, a tarefa agora é tão somente o recadastramento”. Como os trabalhos de visita aos imóveis devem terminar em julho de 2014, Benet acredita que o valor do IPTU poderá ser alterado no fim de 2014 para valer em 2015.

A Secretaria da Fazenda busca definir detalhes sobre o reajuste do IPTU com base nos moldes do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que deverá ser corrigido em aproximadamente 6,2% para o ano que vem.

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Como denunciar o assédio eleitoral praticado no ambiente de trabalho?

Como denunciar o assédio eleitoral praticado no ambiente de trabalho? TSE e MPT renovaram acordo…

7 minutos ago

Após ação do MPGO, município de Catalão está impedido de fazer contratação temporária para cargos de natureza permanente na Saúde e Educação

Após ação do MPGO, município de Catalão está impedido de fazer contratação temporária para cargos…

9 minutos ago

México promulga reforma que prevê eleição para juízes da Suprema Corte

México promulga reforma que prevê eleição para juízes da Suprema Corte   Reforma Judicial inédita…

11 minutos ago

STF quer manifestação da PGR sobre expropriação de terra para quem desmata

STF quer manifestação da PGR sobre expropriação de terra para quem desmata   Para isso,…

13 minutos ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

14 minutos ago

Educadores apoiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas, avaliada pelo governo

Educadores apoiam possível restrição ao uso de celulares nas escolas, avaliada pelo governo   Ministério…

16 minutos ago