Categories: Sem categoria

Programa Agrinho encerra as atividades de 2013

Spread the love

A ação, que conta com o apoio da Anglo American, capacitou alunos e professores da rede pública de Catalão e Ouvidor 

“Saber e atuar para melhorar o mundo”. É com este tema que as escolas públicas de Catalão e Ouvidor receberam este ano o programa Agrinho, uma ação de responsabilidade social da Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar Goiás). A ação visa complementar a metodologia do ensino formal na área de educação infantojuvenil e conta com o apoio da Anglo American.

O evento de encerramento acontece nesta quinta-feria, dia 5, no Atlanta Music Hall, em Goiânia, e terá a participação de professores, colaboradores e patrocinadores do Agrinho. Mudanças de atitude e hábitos sobre questões socioambientais são alguns dos assuntos abordados no projeto, que capacitou 10 mil professores de 1.200 escolas estaduais e municipais de Goiás em 2013 e envolveu 600 mil alunos.

Segundo a Coordenadora de Gestão Social da Anglo American, Katie Millar, a empresa busca sempre investimentos com  base na sua Política de Investimento Social, que dá prioridade a temas como educação e cultura. “O programa Agrinho contribui para a formação de crianças e professores de escolas públicas, promovendo a capacitação de uma forma eficaz. Esse investimento em educação terá resultados positivos para próximas gerações, não só em Catalão e Ouvidor, mas em todo o Estado de Goiás”, conclui.

 

Sobre o Programa Agrinho

O projeto Agrinho nasceu em 1995, no Estado do Paraná, para responder a um problema pontual de extrema gravidade no meio rural – o da contaminação por agrotóxicos que nessa época havia vitimado vários trabalhadores do campo. De lá para cá seu sucesso foi tamanho a ponto de atingir vários estados da federação e também alunos do meio urbano.

No Estado de Goiás, o projeto vem sendo utilizado pelo Sistema Faeg/Senar como uma ferramenta para agregar valores no sentido de subsidiar escolas, professores e alunos para discutirem temas importantes e atuais ligados ao meio ambiente e à cidadania. Direcionado para alunos da rede pública de ensino, onde se encontram as crianças, adolescentes e jovens mais carentes de informação e recursos da população, o Agrinho busca complementar a metodologia do ensino formal com o objetivo de desenvolver uma educação crítica, criativa e reflexiva dentro do ambiente escolar.

As ações do projeto sempre partem do enfrentamento de problemas ligados ao meio ambiente na qual a escola está inserida. Partindo do conhecimento das dificuldades ou fragilidades do seu entorno, alunos, professores, equipe gestora e pais se unem para minimizar, ou mesmo solucionar, os problemas socioambientais existentes.

 

Sobre a Anglo American

A Anglo American plc. é uma das maiores companhias de mineração do mundo, com sede no Reino Unido e ações negociadas nas bolsas de Londres e Johanesburgo. Seu portfólio de negócios atende às diferentes necessidades dos clientes e abrange commodities de alto volume – minério de ferro e manganês; carvão metalúrgico e carvão mineral; metais básicos e minerais – cobre, níquel, nióbio e fosfatos; e metais e minerais preciosos – nos quais é líder global em platina e em diamantes.

A Anglo American é comprometida com a realização de um trabalho alinhado aos seus stakeholders – investidores, clientes, parceiros e empregados- para criar valor sustentável que faz a diferença, respeitando os mais altos padrões de segurança e responsabilidade em todos os seus negócios e localidades. As operações de mineração, projetos de expansão e atividades de exploração da empresa estão presentes no sul da África, América do Sul, Austrália, América do Norte, Ásia e Europa.

A empresa atua no Brasil desde 1973 e hoje está presente no País com quatro produtos: minério de ferro, com o Minas-Rio, o maior projeto de exploração de minério de ferro em desenvolvimento no mundo; níquel, com operações nos municípios de Barro Alto e Niquelândia, em Goiás; fosfato, com as operações nos municípios de Ouvidor (GO), Catalão (GO) e Cubatão (SP), e nióbio, presente nos municípios de Catalão e Ouvidor, em Goiás.

 

Assessoria de Comunicação

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago