Comemora-se hoje o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e a Associação das Pessoas com Deficiência de Catalão (ASPDEC) lança nesta amanhã a campanha, “Está vaga não é sua. Nem por um minuto”.
O objetivo da iniciativa é conscientizar os motoristas sobre a necessidade do respeito aos portadores de deficiência física, no que se refere às vagas nos estacionamentos públicos e privados de Catalão.
De acordo com o presidente da associação, Ailton Zeferino Aguiar, o intuito principal é garantir o direito das pessoas que se enquadram nesse perfil e informar as pessoas chamadas “normais”, para que respeitem à sinalização para pessoas com deficiência.
“A campanha tem o intuito de surpreender os motoristas que, em grande número, não respeitam as vagas destinadas a quem possui alguma condição limítrofe. Alguns motoristas usam nossas vagas e acessos no trânsito, então, nossa ideia é também usar as deles para que sintam o mesmo que nós. Colocamos várias cadeiras de rodas em uma parte da Avenida 20 de Agosto, a mais movimentada da cidade, para chocar os motoristas e a população. Queremos e merecemos respeito”, disse Zeferino.
À frente da associação desde março do ano passado Zeferino também é portador de necessidade especial. Ele reforça que o objetivo da campanha é educar para que as pessoas possam respeitar e se atentar as leis que defendem os direitos daqueles com qualquer deficiência.
A vendedora Juliana Batista Félix disse que a ideia é boa e que pode conscientizar as pessoas, em especial os motoristas, da necessidade do cumprimento das leis e o respeito aos portadores de qualquer deficiência. “Acho que eles estão tentando fazer com que os motoristas sintam o mesmo que eles quando suas vagas são ocupadas indevidamente. É importante toda ação nesse sentido”.
Membros da ASPDEC e outras associações, sindicalistas, empresários e trabalhadores do comércio, Ministério Público, vereadores e representantes do governo municipal realizaram uma passeata que terminou na Praça Getúlio Vargas, no Centro. Zeferino disse se sentir satisfeito com a realização.
O que é deficiência?
É todo e qualquer comprometimento que afeta a integridade da pessoa e traz prejuízos na sua locomoção, na coordenação de movimento, na fala, na compreensão de informações, na orientação espacial ou na percepção e contato com outras pessoas.
Importante
Para os que possuem alguma condição limítrofe em Catalão, antes mesmo do uso, é preciso obter a credencial ou cartão de estacionamento que oficializa o direito às vagas exclusivas, e Zeferino aconselha aos interessados procurar a Superintendência Municipal de Trânsito (SMTC) portando seus documentos pessoais (RG e CPF), além de comprovante de residência para a concretização do benefício. Um atestado médico original ou cópia autenticada que relate a situação também será exigido.
Por: Gustavo Vieira
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…