A Câmara dos Deputados promove nesta sexta-feira, 1º de julho, audiência pública para debater a criação da Universidade Federal de Catalão (UFCat), por meio do desmembramento do câmpus da Universidade Federal de Goiás (UFG) no município.
O evento será realizado a partir das 9 horas, no Campus I da UFG em Catalão, que fica na Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar, nº 1120, Setor Universitário.A Audiência deverá reunir membros da comunidade acadêmica, lideranças do setor produtivo e da sociedade civil organizada.
A audiência pública foi solicitada pelo deputado Daniel Vilela (PMDB), que foi relator da matéria na Comissão de Educação da Câmara e autor de indicação ao governo federal solicitando o desmembramento em universidades autônomas dos campi da UFG de Jataí e Catalão.
A Comissão de Educação da Câmara aprovou no dia 15 de junho os pareceres do deputado goiano favoráveis à aprovação dos projetos de lei que criam as instituições (PLs 5.271/16 e 5.275/16).
O peemedebista também conseguiu aprovar requerimento para que as matérias tramitem em regime de urgência na Casa.
Daniel Vilela avalia que o desmembramento é uma oportunidade de fortalecer o ensino superior na Região Sudeste. “Uma universidade federal autônoma garante maior afinidade da academia com o município e facilita a tomada de decisões e a estruturação de projetos voltados para atender as demandas de desenvolvimento econômico e social da região”, afirma o deputado.
A Câmara dos Deputados realizou no dia 13 de junho audiência pública semelhante em Jataí, ocasião em que o desmembramento da UFG no município recebeu amplo apoio da sociedade civil organizada e comunidade acadêmica, incluindo o reitor da UFG, Orlando Amaral. Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso, o Ministério da Educação vai designar uma instituição tutora para acompanhar o processo. A perspectiva é de que seja a própria UFG.
A regional da UFG de Catalão tem 33 anos e conta atualmente com 26 cursos de graduação, quatro de mestrado e 20 especializações. Sua comunidade acadêmica soma mais de 4 mil pessoas.
Fonte: Ascom – Deputado Federal Daniel Vilela (PMDB-GO)
Gente boa do Blog, quer saber quem é Ronaldo Caiado, veja esse vídeo do ex-governador…
Ato Nacional de Lançamento do Plebiscito Popular acontece na próxima quinta (10) em São Paulo…
STF mantém inconstitucionalidade de lei do DF que criava ensino domiciliar 1ª Turma confirmou que…
Movimentos lançam, dia 10, plebiscito sobre questões que afetam a vida do povo Atividade…
Senado rejeita juízes indicados por Milei e escancara crise no governo Com apoio de…
Apoiadoras de Trump, empresas de tecnologia perdem bilhões após tarifaço Somente nesta quinta (3),…