Casos de internação ou cirurgia são transferidos para a Santa Casa
A Prefeitura de Catalão realizou um balanço da primeira semana de atendimento da UPA 24h, inaugurada dia 1º de junho. Conforme registrado pelo sistema de gestão em saúde utilizado, 85% dos casos que chegam à UPA foram resolvidos na própria unidade. Os outros 15% tiveram que ser transferidos para a Santa Casa de Misericórdia.
Em oito dias, a UPA recebeu 1639 pacientes, em um tempo médio de 30 minutos. Dentre eles, 5 de emergência (0,3%); 48 de muita urgência (2,9%); 88 de urgência (5,3%); 710 de ambulatório (43,3%) e 788 de pouca urgência (48%). Ou seja, 90% das pessoas que procuraram a UPA, não estavam em condição de urgência ou emergência. Os casos de emergência são atendidos imediatamente; os de muita urgência aguardam, em média, 14 minutos para serem atendidos.
Polielly de Sousa, de 23 anos, foi diagnosticada com Dengue há alguns dias. Nesta quinta-feira (9), precisou ir à UPA, amparada pelo esposo. Segundo ela, a estrutura é ótima e a equipe muito organizada. “Passei pela sala de triagem, me consultei e fui medicada em menos de uma hora. Agilidade e bom atendimento são de extrema importância em um pronto socorro; e foi o que encontrei lá”, destaca.
De acordo com a diretoria da unidade, a população precisa se conscientizar de que a UPA 24h disponibiliza pronto atendimento para pessoas que realmente estejam passando por uma situação de risco, e que precisam ser atendidas de imediato. Os serviços são realizados, exclusivamente, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Problemas de pressão arterial; AVC (acidente vascular cerebral); AVE (acidente vascular encefálico); febre alta; fraturas; cortes; insuficiência respiratória e infartos são prioridade. Os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Se necessário cirurgia ou internação por mais de 24 horas, o paciente é transferido para a Santa Casa ou para outro hospital que disponibilize convênio com o SUS.
Unidades Básicas de Saúde
Os pacientes que não estão em situação de urgência ou emergência, devem se dirigir a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde poderão ser atendidos ou agendados para a especialidade que desejam.
Considerando a UBS da Vila União, entregue nessa quinta-feira (9), Catalão passa a contar com quatro novas UBS’s, construídas na gestão de Jardel Sebba (PSDB). As outras unidades, já entregues e em funcionamento, estão localizadas nos bairros Evelina Nour, Pontal Norte e Castelo Branco. Além dessas, serão inauguradas as Unidades Básicas de Saúde do Bairro das Américas e Copacabana.
As UBS’s contemplam uma equipe de Atenção Básica, com médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e agentes de saúde. Os principais serviços oferecidos são prevenção, imunização, clínica geral, ginecologia, odontologia, além de atendimento especializado a grupos de tabagismo, diabéticos e hipertensos, gestantes e crianças, hanseníase, tuberculose, obesidade e trabalhos junto às escolas.
ASCOM / Prefeitura
Gente boa do Blog, após 08 anos de audiência absoluta, o programa de rádio "Nosso…
O Prefeito Sou Eu! Velomar Rios Começa Hoje a Conversar Com Auxiliares Que Assumirão Secretarias…
Gente boa do Blog, o Sindicato Rural de Catalão tem que desocupar o local em…
Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia! As prisões…
Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás…
‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro Documentário…