Categories: Sem categoria

UPA de Catalão resolve 85% da demanda nos primeiros dias de funcionamento

Spread the love

Casos de internação ou cirurgia são transferidos para a Santa Casa

A Prefeitura de Catalão realizou um balanço da primeira semana de atendimento da UPA 24h, inaugurada dia 1º de junho. Conforme registrado pelo sistema de gestão em saúde utilizado, 85% dos casos que chegam à UPA foram resolvidos na própria unidade. Os outros 15% tiveram que ser transferidos para a Santa Casa de Misericórdia.

Em oito dias, a UPA recebeu 1639 pacientes, em um tempo médio de 30 minutos. Dentre eles, 5 de emergência (0,3%); 48 de muita urgência (2,9%); 88 de urgência (5,3%); 710 de ambulatório (43,3%) e 788 de pouca urgência (48%). Ou seja, 90% das pessoas que procuraram a UPA, não estavam em condição de urgência ou emergência. Os casos de emergência são atendidos imediatamente; os de muita urgência aguardam, em média, 14 minutos para serem atendidos.

Polielly de Sousa, de 23 anos, foi diagnosticada com Dengue há alguns dias. Nesta quinta-feira (9), precisou ir à UPA, amparada pelo esposo. Segundo ela, a estrutura é ótima e a equipe muito organizada. “Passei pela sala de triagem, me consultei e fui medicada em menos de uma hora. Agilidade e bom atendimento são de extrema importância em um pronto socorro; e foi o que encontrei lá”, destaca.

De acordo com a diretoria da unidade, a população precisa se conscientizar de que a UPA 24h disponibiliza pronto atendimento para pessoas que realmente estejam passando por uma situação de risco, e que precisam ser atendidas de imediato. Os serviços são realizados, exclusivamente, de forma gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Problemas de pressão arterial; AVC (acidente vascular cerebral); AVE (acidente vascular encefálico); febre alta; fraturas; cortes; insuficiência respiratória e infartos são prioridade. Os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Se necessário cirurgia ou internação por mais de 24 horas, o paciente é transferido para a Santa Casa ou para outro hospital que disponibilize convênio com o SUS.

Unidades Básicas de Saúde

Os pacientes que não estão em situação de urgência ou emergência, devem se dirigir a alguma Unidade Básica de Saúde (UBS), onde poderão ser atendidos ou agendados para a especialidade que desejam.

Considerando a UBS da Vila União, entregue nessa quinta-feira (9), Catalão passa a contar com quatro novas UBS’s, construídas na gestão de Jardel Sebba (PSDB). As outras unidades, já entregues e em funcionamento, estão localizadas nos bairros Evelina Nour, Pontal Norte e Castelo Branco. Além dessas, serão inauguradas as Unidades Básicas de Saúde do Bairro das Américas e Copacabana.

As UBS’s contemplam uma equipe de Atenção Básica, com médico, odontólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem, nutricionista, fisioterapeuta e agentes de saúde. Os principais serviços oferecidos são prevenção, imunização, clínica geral, ginecologia, odontologia, além de atendimento especializado a grupos de tabagismo, diabéticos e hipertensos, gestantes e crianças, hanseníase, tuberculose, obesidade e trabalhos junto às escolas.

Telefones da UPA: (64) 3441-4901 /3411-5134

ASCOM / Prefeitura

Blog do Mamede

Recent Posts

“Nosso Programa” Rádio Sucesso Sai Do Ar Após 08 Anos De Liderança Absoluta De Audiência

Gente boa do Blog, após 08 anos de audiência absoluta, o programa de rádio "Nosso…

16 horas ago

O Prefeito Sou Eu! Velomar Rios Começa Hoje a Conversar Com Auxiliares Que Assumirão Secretarias

O Prefeito Sou Eu! Velomar Rios Começa Hoje a Conversar Com Auxiliares Que Assumirão Secretarias…

18 horas ago

Sindicato Rural Tem Que Desocupar Sede Em 30 Dias

Gente boa do Blog, o Sindicato Rural de Catalão tem que desocupar o local em…

18 horas ago

Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia!

Nota do PSOL: É preciso pôr todos os golpistas na cadeia. Sem anistia! As prisões…

18 horas ago

Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás são condenados

Operação Honoris Criminis: denunciados pelo MPGO, dois advogados que atuavam para facções criminosas em Goiás…

18 horas ago

‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro

‘De Quanta Terra Precisa o Homem?’ estreia nos cinemas em 28 de novembro   Documentário…

18 horas ago