No próximo domingo, o circuito de Interlagos recebe o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, prova que encerra a temporada da categoria. Enquanto as máquinas que irão competir começam a chegar a São Paulo, os carros de apoio, responsáveis por prestar vários serviços durante a corrida, passam pela revisão final em uma oficina especializada de Catalão, no sudeste de Goiás.
Ao todo, são 43 caminhonetes 4×4, que serão usados por fiscais da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). Todos os veículos passam por adaptações e estarão preparados para qualquer tipo de necessidade.
– São carros originais, mas com algumas preparações para ajudar no evento. Eles usam um pneu especial, prancha de desencalhe, cintas para puxar os veículos e uma capota especial. Também atuam no socorro técnico e até médico -, explica o gerente de assistência técnica Érico Toledo.
A vistoria da FIA é bem rígida. Por isso, vários detalhes são checados antes dos veículos serem liberados. Na hora da prova, tudo tem de estar perfeito.
– Assim como o carro de corrida não pode quebrar, os carros de apoio também não. Eles são revisados e trocados, principalmente os itens de segurança para deixá-los em perfeitas condições de funcionamento – ressalta Érico.
As caminhonetes seguem para São Paulo até o final de semana, assim que a revisão terminar. Para o mecânico Rodynier Cândido, eles irão deixar saudade. Apaixonado por automobilismo, ele vai acompanhar a prova pela TV, mas se diz feliz por ter contribuído.
– Me sinto orgulhoso, porque, mesmo indiretamente, estou contribuindo para que o evento ocorra de forma satisfatória, que saia tudo conforme o escrito.
Globoesporte.com
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