O Ministério da Educação (MEC) finaliza nesta sexta-feira, 20 de maio, às 23h59, o período de inscrições para a edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O valor da taxa este ano é de R$ 68, cujo pagamento pode ser feito até as 21h59 da próxima quarta-feira, dia 25, em qualquer agência bancária, lotéricas e agências dos Correios. É bom o estudante ficar atento aos prazos e horários, já que o MEC orienta que tanto o prazo de inscrições quanto o de pagamento da taxa não será prorrogado em hipótese alguma.
No ato da inscrição, é necessário sinalizar corretamente a língua estrangeira de preferência, se deseja utilizar o Enem como certificado de conclusão do Ensino Médio, registrar um endereço de e-mail e número de telefone celular válidos, a cidade onde deseja realizar os testes (deve ser a cidade onde o candidato estará no dia das provas) e, por fim, se necessita de atendimento especial ou específico ou ainda utilizar o nome social, já que nenhuma desses itens poderão ser alterados posteriormente.
Os candidatos também devem acessar regularmente a Página do Participante para o acompanhamento de sua inscrição. Se no ato da inscrição o estudante preencheu que está no 3º ano do ensino médio na rede pública, aparecerá a seguinte informação: “Inscrição confirmada – inscrição gratuita”. Uma mensagem parecida deverá aparecer para aqueles que já efetuaram o pagamento da taxa: “Inscrição confirmada”.
Caso não tenha efetuado o pagamento, a mensagem será: “Inscrição não efetuada – pagamento não confirmado”. No caso de aparecer a mensagem: “Inscrição pendente”, a taxa poderá não ter sido paga ainda ou o banco não processado a mesma. Em média, demora 48 horas para o banco efetivar o pagamento.
Provas
As provas do Enem 2016 serão realizadas nos dias 05 e 06 de novembro. Devido aos 30 minutos de intervalo entre fechamento dos portões e início das provas, elas terão duração das 13h30 às 18h30 e das 13h30 às 19h, respectivamente. Os participantes deverão seguir o horário de Brasília e levar o documento oficial de identidade com foto no dia dos exames.
No primeiro, serão 45 questões objetivas de Ciências Humanas e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. No dia seguinte, haverá mais 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e Linguagens e Códigos e uma Redação. A entrega do Cartão de Confirmação de Inscrição, onde consta os locais de prova continuará sendo disponibilizado pela página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O Enem
Até as 18h de ontem, dia 19, foram contabilizadas 6.818.563 milhões de inscrições. Na edição do ano anterior, foram contabilizadas 8.478.096 milhões de cadastros ao final do prazo. Já na edição de 2014, houve 9,5 milhões de inscrições, das quais 8.721.946 foram confirmadas. Os gabaritos oficiais do Enem 2016 geralmente serão divulgados em até três dias posteriores a aplicação do exame. Em relação ao resultado, não foi divulgada nenhuma data até o momento.
A inscrição no Enem 2016 permite que o candidato possa concorrer nas duas edições realizadas ao ano do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Programa Universidade para Todos (ProUni), que ocorrerão ainda este ano. Além disso, também permite que o estudante solicite o financiamento estudantil em uma universidade privada por meio do Fies, intercâmbio de línguas, através do Ciência sem Fronteiras.
Fonte: Super Vestibular.
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…