Evento fez parte das comemorações de 23 anos de criação da Fundação Cultural
A Fundação Cultural Maria das Dores Campos promoveu um work shop com o renomado artista plástico Maneco Araújo, no Itego em Artes Labibe Faiad, nos dias 10 e 11 de maio. A vinda dele foi uma indicação de Silmalene Rezende, professora de pintura em tela, e o evento fez parte das comemorações de 23 anos de criação da entidade cultural. Foram inscritos mais de cem pessoas, entre estudantes de pintura, professores de artes, artistas de diversos ateliês e profissionais liberais. “Sempre foi um grande sonho nosso, enquanto artista e professora, de trazer o Maneco Araújo em Catalão. Foi um grande presente para todos os alunos e alunas da Fundação, mas também aos artistas e estudantes de pintura em tela dos vários ateliês da cidade”, ressaltou Silmalene.
Maneco Araújo nasceu em Belo Horizonte, em 1975, e iniciou seu interesse pela pintura aos sete anos de idade. Influenciado pelo pai, passou a observar as pinturas e desenhos do mesmo, começando então a imitá-lo. Aos 12 anos, visitou uma exposição e ao ver a magia das cores nas telas se encantou ainda mais com a arte. Para o aprendizado da técnica de pintura em tela, começou a pintar com frequência, apagando telas e fazendo tudo novamente. Então, a partir de 1988, começou a buscar o aperfeiçoamento da técnica e um maior esclarecimento para suas dúvidas. Passou a estudar pintura de forma mais profunda, visitando ateliês de vários artistas, além de museus e exposições. Com isto foi adquirindo mais informações e conhecendo novas técnicas sobre a pintura. Construiu seu saber, assim, de forma autodidata.
O artista plástico passou por diversos estilos de pintura, tendo se identificado mais com o surrealismo, devido à possibilidade de expressão de sentimentos e conteúdos inconscientes. Ele domina várias técnicas e estilos, do clássico ao contemporâneo e possui vídeos, que estão entre os mais visitados no youtube, além de ter conseguido várias medalhas pelas suas obras, entre elas, Medalha de Ouro do Catálogo Vernissage Domani. Maneco foi recebido pelo prefeito Jardel Sebba (PSDB) em seu gabinete. Eles conversaram sobre os caminhos da arte e da cultura no município, relembrando saudosamente de Odete Faiad Sebba, pianista e artista plástica, mãe do prefeito.
As atividades em comemoração ao aniversário da Fundação Cultural ainda contaram com a presença de Maneco Araújo, no projeto Cultura na praça, que foi realizado no dia 12 de maio, na praça Getúlio Vargas, envolvendo várias linguagens da arte como dança, teatro, pintura e música. “Incentivar e democratizar o acesso e a fruição das diversas manifestações artísticas e culturais é, com toda certeza, o maior desafio de qualquer gestão cultural. E, contar com a presença de um artista plástico dotado de grande talento e carreira internacional e imbuído de um espírito humilde e desprendido, é um indelével marco na história desse município”, salientou Rafael Purcina.
ASCOM / Prefeitura
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…