Teve início às 9 horas desta quarta-feira, 20, em 34 unidades universitárias da UEG, a eleição para escolha, através do voto direto, dos diretores que iniciarão em janeiro o mandato de quatro anos. O processo de escolha acontecerá até às 21h30.
Ao todo foram disponibilizadas 98 seções eleitorais para receber os votos de 18.275 eleitores, sendo 1.732 docentes, 1.051 servidores técnicos administrativos e 15.492 alunos. Das 34 unidades onde haverá eleição, em apenas quatro a disputa será entre três candidatos. Em 10 unidades há dois candidatos e em 20 apenas um.
Segundo o presidente da Comissão Eleitoral Central, professor José Antônio Moiana, em oito unidades não houve inscrição de nenhum candidato. Nessas, as congregações deverão indicar listas tríplices até o próximo dia 28 de novembro.
Moiana explica que a apuração dos votos acontecerá logo após o encerramento da eleição, às 21h30 desta quarta-feira, 20, e os resultados deverão ser homologados pelo Conselho Universitário, no próximo mês de dezembro. O resultado será encaminhado ao governador Marconi Perillo para nomeação dos novos diretores.
No início da semana, a Comissão Eleitoral Central orientou os presidentes e suplentes das seções eleitorais sobre como proceder durante a recepção dos votos. Algumas unidades receberam a visita de uma equipe da Reitoria que reuniu com a comunidade acadêmica para esclarecer as dúvidas sobre a eleição. Na noite de ontem, 19, alunos, professores e servidores da Unidade de Trindade receberam a visita da Chefe de Gabinete, Juliana Almada, que distribuiu aos presentes cópias do comunicado do reitor Haroldo Reimer sobre o processo eleitoral. No documento, o Reitor destaca a orientação de que a eleição aconteça de forma transparente e que toda e qualquer prática de coação seja denunciada e averiguada.
No dia 7 de novembro, a Chefe de Gabinete esteve na Unidade Universitária de Uruaçu, onde divulgou documento em que o Reitor conclama a comunidade universitária a participar de mais esse ato democrático na UEG.
(Dirceu Pinheiro)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…