Termina no próximo dia 5 de maio o prazo para os produtores rurais realizarem o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O documento é obrigatório para todos os imóveis rurais e tem por finalidade integrar informações ambientais, criando assim um banco de dados nacional para planejamento ambiental e econômico. De acordo com dados do governo, cerca de 60% dos imóveis da região foram inseridos no sistema até o mês passado.
Como o prazo já foi prorrogado uma vez, quem perder a nova data terá dificuldades em acessar linhas de crédito rural para financiar o custeio, comercialização e investimentos nas lavouras, inclusive contar com o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), entre outros.
O presidente do Sindicato Rural de Catalão, Newton José da Silva, orienta os agricultores para que façam o Cadastro. “É importantíssimo que o Cadastro Ambiental Rural seja feito. Quem não fizer dentro do prazo terá muita perda”, diz.
Ele recomenda que em caso de dificuldade o produtor procure ajuda de um técnico para preencher o documento, pois o mesmo não pode conter erros. Para fazer o cadastramento basta acessar a página eletrônica (www.car.gov.br) e informar uma série de dados, como existência de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL).
Por: Gustavo Vieira/Foto: reprodução
Redução da jornada: um caminho para o desenvolvimento e bem-estar social, por Paulo Paim O…
PEC da Segurança foi bem recebida e terá urgência na Câmara, diz Adriana Accorsi Em…
HÁ 245 VAGAS DISPONÍVEIS, OFERECIDAS PELA SECRETARIA DE TRABALHO E RENDA – SINE 1. Açougueiro…
Ataques à democracia e aos direitos humanos são herança da impunidade à ditadura Relator…
Censo Escolar registra crescimento no ensino em tempo integral Divulgado pelo MEC, números do…
Juiz de Fora: prefeita Margarida Salomão reduz jornada para 30h semanais Município da Zona…