Categories: Sem categoria

Avanço de Catalão no Ideb pode ser fraude, aponta vereadores

Spread the love

Dois vereadores da oposição, Daniel do Floresta (PMDB) e Paulinho Moreira (DEM), durante a 12ª sessão ordinária do ano da Câmara Municipal de Catalão, ocorrida no dia 12 de abril, disseram que vão apurar denúncia de possível fraude na aplicação das provas do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Catalão.

Em 05 de setembro de 2014 o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), do Ministério da Educação (Mec), divulgou os resultados oficiais do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que apontou que Goiás ficou em 1º lugar no ranking das escolas de Ensino Médio do país, e Catalão, dentre os 246 municípios goianos, passou ocupar o 2º lugar (nota 5,8) no Ensino Fundamental II (9º ano), atrás apenas de Santa Terezinha de Goiás, que obteve nota 6,1.

O instituto divulgou também que o município é destaque não só em Goiás, como também no restante do Brasil. De acordo com os levantamentos, dos 5.563 municípios brasileiros, Catalão ficou entre as 158 cidades que obtiveram nota igual ou superior a 6.8, deixando assim a 1.763ª posição.

Segundo os vereadores, é muito difícil que a educação em Catalão tenha conseguido esse salto tendo em vista a administração pública que tem. “Eu recebi denúncias que houve falcatruas nas provas do Ideb, um professor me disse isso e falou ainda que ajudou, que foi abrigado a isso, que retirou alunos das salas de aula (durante a aplicação da prova)”, disse Daniel.

A sessão foi acompanhada pelo presidente da Associação dos Docentes da Rede Municipal de Educação de Catalão (Adrmec), José Luiz Vaz, também professor do Município. O peemedebista chegou a dizer que José Luiz tem conhecimento do caso e que ele confirmou a acusação. “Essas escolas que o governo local prega, de 1º mundo, isso só existe no papel, tem escolas aí que não têm nem móveis novos. Esse negócio é cado de Polícia Federal”, acrescenta Daniel.

“É mesmo muito estranho Catalão passar de lá não sei das quantas para 2º lugar no Estado, e entre as 160 cidades do país em termos de educação. Se não houve grande investimento no setor, como que da noite para o dia isso aconteceu? Nenhuma escola dá um salto de qualidade como esse… Que houve fraude, houve. Agora, provar isso, cabe a nós…”, comentou Paulinho.

O vereador Aurélio Macedo (PP), da bancada governista, defendeu o governo e qualificou como infundadas as sustentações de seus colegas. “Nós temos que parar de falar as coisas que não conseguimos provas. Se houve fraude em qualquer lugar, não só na educação, vem aqui e prova. O que adianta se eu começar a acusar todo mundo aqui sem provas? Não adianta ficar só falando, porque só falar até papagaio fala.”

Secretário de Educação na época em que os resultados do Ideb foram divulgados, Arcilon de Souza Filho, exonerado do cargo recentemente, foi procurado pela reportagem para comentar o assunto, mas todas as ligações para seu número de celular não foram atendidas. Souza também não retornou os chamados.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

19 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

19 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

19 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

19 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago