Acolhendo pedido da promotora de Justiça Ariete Vale, o juiz Marcus Vinícius Barreto suspendeu os direitos políticos do ex-prefeito de Davinópolis Darci Rosa de Jesus e do proprietário rural Frederico Antônio Tostes André, proibindo-os também de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais por 3 anos. Os dois também deverão ressarcir os danos causados aos cofres públicos, em razão da improbidade praticada.
Os danos são referentes ao uso irregular de maquinário do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) cedidos ao município, devendo ser ressarcidos os valores gastos com combustível para abastecimento das máquinas do Pronaf usadas irregularmente na propriedade do fazendeiro e o dinheiro gasto com as diárias dos motoristas.
A ação foi movida contra o ex-prefeito Darci Rosa de Jesus e Frederico Antônio Tostes André, dono de uma propriedade rural em Catalão, porque, em 2009, um caminhão e um trator do Pronaf foram usados irregularmente para transportar lenha até a uma cerâmica.
Tempos depois, em 2011, tratores com ensiladeira e uma carreta do município cedidas pelo Pronaf prestaram serviço novamente na propriedade de Frederico André em Catalão, portanto, fora da sua área de atuação.
(Cristiani Honório / Assessoria de Comunicação Social do MP-GO)
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…