Professores e alunos da unidade Catalão do Senai realizaram um mutirão para vistoriar casas e lotes baldios com objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, vetor das doenças dengue, zika e chikungunya. Ação aconteceu na desta quinta-feira, 17, e contemplou os bairros Ipanema, Vila Chaud, Setor Universitário, Santa Rita e outros.
Dezenas de alunos batiam às portas pedindo passagem para recolher focos de proliferação do mosquito da dengue, e vários sacos de lixo foram preenchidos com recicláveis como latas, garrafas, sacolas plásticas e outros e até orgânicos. Durante o mutirão, os estudantes fizeram a distribuição de material educativo e orientações aos moradores.
De acordo com Amanda Fernandes dos Santos Rodrigues, professora de Química e Robótica do Senai, o envolvimento dos estudantes em ações dessa natureza é de suma importância para combater o Aedes aegypti. “Os jovens são excelentes parceiros, pois levam o aprendizado à sério e cobram comportamento adequado dos adultos na hora de prevenir a doença”, explicou. Durante o ato uma fantasia alusiva ao mosquito foi usada para chamar ainda mais atenção para a iniciativa.
David Cardoso Aragão Mesquita, do segundo ano do curso de Eletrotécnica, considerou o mutirão de combate à dengue de grande valia. “Foi um dia muito expressivo e educativo tanto para os alunos como para a comunidade, já que todos tiveram a oportunidade de aprenderem um pouco mais sobre o assunto e também a necessidade de cuidarem de seus quintais”.
O aposentado Valcemar Inácio Pereira elogiou o trabalho dos jovens. “É bom mesmo que façam isso porque a dengue está terrível. Isso é um grande exemplo que estão dando e espero que todos tenham essa consciência”. Segundo os jovens, nada foi encontrado na casa de Valcemar que pudesse reter água.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…