Categories: Sem categoria

POVO NA RUA NÃO PRODUZ UM CRIME DE RESPONSABILIDADE

Spread the love

A narrativa midiática dos próximos dias já está definida: “o povo se manifestou, exigiu um basta e, agora, o Congresso Nacional terá que ouvir a voz das ruas”. Ou seja, será preciso acelerar a votação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Esse esforço será liderado, sobretudo, pela Globo que dedicou toda a programação da Globonews, neste domingo, para ajudar a inflar os protestos espalhados pelas capitais. Como apêndices, virão jornais e revistas.

A pressão será intensa e o fato concreto é que, hoje, o governo da presidente Dilma Rousseff se encontra fragilizado por uma blitz que vem de várias frentes: as delações premiadas do Paraná, as ambições de poder do PMDB e as costuras que vêm sendo realizadas com partidos da oposição e da própria base aliada.

No entanto, toda essa pressão não produziu, ainda, um fato essencial para o impeachment: o crime de responsabilidade cometido pela presidente Dilma Rousseff em seu segundo mandato. Até porque só com este elemento seria possível, em tese, levar adiante um processo de impeachment sem a aparência de golpe.

Não custa lembrar que o pedido de impeachment foi produzido a partir da tese das pedaladas fiscais, que não sustenta juridicamente. Em seguida, surgiu a “bomba atômica” da delação de Delcídio Amaral (PT-MS), já negada pelo próprio senador. E como bem lembrou a presidente Dilma Rousseff na última sexta-feira, o simples fato de pedirem sua renúncia demonstra que a oposição não tem elementos jurídicos para seu impeachment.

Especula-se que, agora, virão delações de empreiteiros que passaram temporadas em Curitiba. Fala-se, por exemplo, que Otávio Azevedo, da Andrade Gutierrez, maior doadora de Aécio Neves, dirá que as doações ao PT, mas só ao PT, eram propina. Ainda assim, se o crime vier a ser comprovado, será de natureza eleitoral – e não cometido no segundo mandato.

O fato é que, sem crime de responsabilidade, o eventual impeachment de Dilma será um golpe. Mas ele só será evitado se o governo conseguir demonstrar capacidade de reação, com mobilização de movimentos sociais e um discurso convincente contra a reação oligárquica do sistema político às investigações em curso.

Brasil 247

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

19 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

20 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

20 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

20 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

20 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

20 horas ago