Em 2014 foi amplamente divulgado que o ensino médio das escolas estaduais goianas avançou da 5ª para a 1ª posição no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). Os dados são do Ministério da Educação (MEC).
Foram fatores preponderantes para Goiás se figurar no topo do ranking o avanço da nota do ensino médio no Estado, que era de 3.6 e passou para 3.8, e a queda de outros estados das primeiras colocações. O estudo é realizado a cada dois anos desde 2005 e mede a qualidade do ensino público e particular.
Já no comparativo entre municípios, Catalão foi avassalador. O Ideb mostrou que dentre os 246 municípios goianos, a Atenas de Goiás passou do 40º lugar (em 2011) para a 2º colocação (nota 5,8) no Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano), atrás apenas de Santa Terezinha de Goiás, que obteve nota 6.1. O município também subiu 75 posições no Ensino Fundamental I (nota 5.3) e ocupa a 8ª posição.
Dois anos depois novo levantamento traz dados interessantes sobre a educação goiana, só que desta vez nada positivos. Uma pesquisa elaborada pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), apontou como está a média brasileira nesse quesito, levando em conta a qualidade da formação dos professores nas escolas, a média de hora aula por dia, a experiência dos diretores no cargo e o atendimento na rede de educação infantil.
O resultado deu que entre as 500 melhores cidades brasileiras, apenas nove participantes são de Goiás. Na região Sudeste do Estado as mais bem pontuadas foram Três Ranchos, que apareceu no 328º com nota 5.2, e Urutaí com nota 5.1 no 467º. A capital Goiânia não está na lista.
No geral, a melhor pontuação foi de Itapuranga, com média 5.3 no 198º. Em ordem, as demais são: Três Ranchos, Goianésia (5.2 no 331º), Buriti Alegre (5.1 no 407º), Rio Verde (5.1 no 442º), São Miguel do Araguaia (5.1 no 462º), Urutaí e Silvânia (5.1 no 484º). Em primeiro lugar no país está Sobral (CE), com 201 mil habitantes, que ficou com uma média de 6,1 pontos.
O secretário municipal da Educação, Arcilon de Souza Filho, foi procurado para comentar o assunto, mas até a publicação desta matéria todas as tentativas da reportagem não tiveram êxito.
Por: Gustavo Vieira
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…