Categories: Sem categoria

Catalão terá reservatório de água com capacidade para 1 milhão de litros

Spread the love

Prefeitura investe em melhoria e ampliação de abastecimento de água para a cidade

A Prefeitura de Catalão, por meio da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), iniciou nesta semana a construção de mais um Reservatório Apoiado (RAP). O serviço está sendo realizado a partir de um projeto de ampliação e modernização da rede de abastecimento de água em Catalão.

O reservatório, com capacidade para 1 milhão de litros, está sendo construído na Estação de Tratamento de Água (ETA). Já foram concluídas a fundação, demarcação e concretagem do fundo. No momento, a estrutura começa a ser erguida. A privilegiada localização irá garantir abastecimento de água para cerca de 20 mil moradores, em especial para os bairros: Jardim das Acácias, Paineiras, Ipês, Jardim Europa, Laranjeiras, Monsenhor, Jardim Paraiso e para toda cidade. A previsão de entrega é março de 2016.

De acordo com o superintendente César Ferreira, a obra é de extrema importância e ajuda amenizar os picos de demanda.  “A finalidade do reservatório é acabar com a falta de  água que aflige moradores da cidade há décadas, com agravamento nos períodos de estiagem.  A implantação de uma obra dessa magnitude é muito válida, sobretudo em momentos de crise hídrica”, enfatiza.

O plano de restruturação e modernização do abastecimento de água começou a ser feito no primeiro ano do atual governo (2013), e já conta com oito Centros de Reservação e Distribuição (CRD´s) e interligação de um Centro de Reservação e Distribuição (obras já finalizadas). Principalmente em 2014, a cidade sofreu com a maior estiagem de sua história. Naquele ano, o período mais crítico levou a SAE a racionar o fornecimento por até 36 horas.

Além dessas obras, que minimizam a falta de água, a Prefeitura de Catalão irá construir, ainda neste ano, uma barragem com capacidade de armazenamento de 3,5 bilhões de litros de água, volume suficiente para suprir o consumo da cidade por um período de 178 dias, no caso de não haver reposição por parte dos mananciais hídricos.  Atualmente, o consumo chega a 21 milhões de litros de água, por dia.

Jardel Sebba (PSDB) ressalta que “as equipes da SAE e outras secretarias municipais, como a de Meio Ambiente, estão trabalhando para melhorar e ampliar o serviço de captação e abastecimento de água tratada, promovendo qualidade de vida à população”.

ASCOM / Prefeitura

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

21 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

22 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

22 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

22 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

22 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

22 horas ago