Os roubos a casas e a estabelecimentos comerciais estão cada vez mais comuns não só em Catalão, mas também em cidades pequenas da região como Goiandira. Reféns do medo, moradores e lojistas estão amedrontados e temem que a situação piore ainda mais.
Amedrontado diante da realidade, um goiandirense, que preferiu não se identificar, enviou ao departamento de jornalismo do Blog um e-mail pedindo respostas da polícia, especialmente com relação ao alto número de roubos e furtos a casas em sua cidade.
Quanto à carta eletrônica, ela diz: “Estou entrando em contato para que você possa investigar e, se possível, noticiar em seu site sobre a onda de furtos e roubos a residências em Goiandira. Nas últimas duas semanas, pelo menos 4 casas foram furtadas e inclusive houve um assalto a mão armada no qual os bandidos renderam os moradores e levaram pertences e dinheiro. A população está em pânico, desamparada pelo poder público e até agora ninguém noticiou isso… Não sabemos como andam as investigações, se há suspeitos etc… Poderia nos ajudar a divulgar isso?”
As colocações do leitor foram levadas à Polícia Militar de Catalão, precisamente ao comandante da 2º Companhia de Polícia Militar de Goiandira, tenente Washington Fernandes. Segundo ele, alegando ter conhecimento do problema, o caso já está sendo discutido com o Ministério Público de Goiandira e reunião com a polícia e entidades sociais representativas deu o pontapé na busca das ações a serem tomadas.
“O Ministério Público de Goiandira convidou a polícia e a sociedade organizada para debater sobre as melhores estratégias no combate a esse tipo de crime e a criminalidade em si, e o encontro aconteceu no dia 15 de fevereiro. É importante que cada cidadão opine sempre e para isso a polícia dispõe de ouvidoria para atender as demandas da população, como o MP o faz também. A segurança pública é dever dos órgãos de segurança, é claro, mas também é responsabilidade de todo cidadão, portanto, ainda é tempo de todos contribuírem com ideias e propostas”, contou Fernandes.
Sobre prisões, outra pergunta do leitor, o PM disse que esse tipo de ação é constantemente realizada pela corporação e que um grupo composto por nove pessoas foi detido recentemente sob a acusação de cometer assaltos, roubos e furtos em toda a região.
Mostrando satisfação em relação ao interesse do goiandirense em resolver o problema da falta de segurança no município, ainda em especifico sobre roubos e furtos a residência, Fernandes deu algumas dicas:
De acordo com ele, trancar bem portas e janelas ao sair e, se possível, deixar a casa aos cuidados de um vizinho é algo muito eficaz.
Abrir a porta para estranhos e contar às pessoas o que tem em casa são coisas que devem ser evitadas.
Investir em sistemas de segurança como cerca elétrica e circuito interno de monitoramento por câmeras também é interessante. “A grande maioria dos roubos e furtos elucidados pela polícia teve a contribuição das gravações das câmeras nas residências”, contou.
Com base nas orientações do comandante, o Blog separou algumas recomendações interessantes para o leitor se proteger:
Essas são algumas dicas de segurança para serem usadas em casa. Acione a polícia se necessário (190).
Por: Gustavo Vieira
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…