O alto volume de chuvas que vem caindo desde o ano anterior tem melhorado importantemente os níveis de água de alguns reservatórios brasileiros, especialmente os que compõem o eixo Rio Paranaíba, no Centro-Oeste e Sudeste brasileiro.
De acordo com os dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a condição dessas bacias produtoras de energia é bem satisfatória hoje. Para se ter a real dimensão do assunto, a Usina Hidrelétrica de Itumbiara, em Itumbiara, está com 34.79% de capacidade total contra 12.71% de há exatos um ano.
A Usina da Emborcação, em Três Ranchos, oficialmente Usina Hidrelétrica Theodomiro Santiago, tem capacidade de 13,056 bilhões de metros cúbicos em uma área inundada de até 473 km² e está hoje com aproximadamente 43.97% de seu total. Ela banha municípios do estado de Goiás e Minas Gerais e no mesmo período do ano passado estava com apenas 15.89%.
Localizada em Minas Gerais, no município de Nova Ponte, a hidrelétrica que leva o nome da cidade detém 30.74% de seu volume útil; em fevereiro de 2015 eram 13.07%. São Simão, sempre com índices mais confortáveis, tem no momento 86.63% e há um ano detinha 43.37%.
Já a Hidrelétrica Serra do Facão, no município de Catalão, mostra situação de 34.79% de sua reservação máxima. O ONS não apresentou dados do histórico da barragem, portanto, não há comparativo.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…