Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos, mas durante todos os 40 dias da Quaresma esse tipo de alimento ganha a preferência mesa de muita gente. O costume de substituir outros tipos de carne pelo peixe nesse período, está ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.
A dona de casa Valneide Martins da Cunha, 46 anos, é católica e aprecia muito a carne do peixe, seja durante a Quaresma, ou não. “Sempre eu compro peixe. Gosto muito e durante a Quaresma a gente (família) come ainda mais, especialmente nas quartas e sextas-feiras. É uma tradição”, disse ela.
Empresário atacadista e dono de peixaria, Juliano da Silva Duarte contou que durante o período considerado santo a venda de peixes aumenta em torno de 70% em relação aos outros meses do ano. “Há ainda a expectativa de que haja um aumento de cerca de 20% nas vendas em relação ao ano passado”, contou.
Juliano disse também que a oscilação constante do dólar e a crise econômica do país não influenciaram no aumento do preço do pescado em geral. “Tá mais em conta do que a carne vermelha e não vai faltar para quem quiser”, acrescentou.
Cuidados na hora de comprar
Para escolher bons peixes é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar. Especialistas recomendam que é necessário saber se a carne do animal está fresca. As escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado.
Saiba o que é a Quaresma
A Quaresma é o período que antecede a Páscoa, e é celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais está a Católica. Durante a quarentena que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.
Os serviços religiosos desse tempo têm a intenção de preparar a comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos. Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.
Na Igreja Católica, o tempo da Quaresma decorre desde a Quarta-feira de Cinzas até a missa vespertina da Quinta-Feira Santa. E a semana que precede a Páscoa é chamada pela tradição de Semana Santa. A Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…