Categories: Sem categoria

Consumo de peixe aumenta cerca de 70% durante a Quaresma

Spread the love

Comer peixe na Semana Santa faz parte da tradição dos católicos, mas durante todos os 40 dias da Quaresma esse tipo de alimento ganha a preferência mesa de muita gente. O costume de substituir outros tipos de carne pelo peixe nesse período, está ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma.

A dona de casa Valneide Martins da Cunha, 46 anos, é católica e aprecia muito a carne do peixe, seja durante a Quaresma, ou não. “Sempre eu compro peixe. Gosto muito e durante a Quaresma a gente (família) come ainda mais, especialmente nas quartas e sextas-feiras. É uma tradição”, disse ela.

Empresário atacadista e dono de peixaria, Juliano da Silva Duarte contou que durante o período considerado santo a venda de peixes aumenta em torno de 70% em relação aos outros meses do ano. “Há ainda a expectativa de que haja um aumento de cerca de 20% nas vendas em relação ao ano passado”, contou.

Juliano disse também que a oscilação constante do dólar e a crise econômica do país não influenciaram no aumento do preço do pescado em geral. “Tá mais em conta do que a carne vermelha e não vai faltar para quem quiser”, acrescentou.

Cuidados na hora de comprar

Para escolher bons peixes é preciso tomar alguns cuidados na hora de comprar. Especialistas recomendam que é necessário saber se a carne do animal está fresca. As escamas e a carne devem estar bem firmes, os olhos saltados para fora e as guelras vermelhas. No supermercado, eles precisam estar sempre imersos em gelo e em boas condições de higiene. Apenas o bacalhau é comprado salgado.

Saiba o que é a Quaresma

A Quaresma é o período que antecede a Páscoa, e é celebrado por algumas igrejas cristãs, dentre as quais está a Católica. Durante a quarentena que precedem a Semana Santa e a Páscoa, os cristãos dedicam-se à reflexão, a conversão espiritual e se recolhem em oração e penitência para lembrar os 40 dias passados por Jesus no deserto e os sofrimentos que ele suportou na cruz.

Os serviços religiosos desse tempo têm a intenção de preparar a comunidade de fiéis para a celebração da festa pascal, que comemora a ressurreição e a vitória de Cristo depois dos seus sofrimentos e morte, conforme narrados nos Evangelhos. Esta preparação é feita através de jejum, abstinência de carne, mortificações, caridade e orações.

Na Igreja Católica, o tempo da Quaresma decorre desde a Quarta-feira de Cinzas até a missa vespertina da Quinta-Feira Santa. E a semana que precede a Páscoa é chamada pela tradição de Semana Santa. A Quinta-feira Santa é a quinta-feira imediatamente anterior à Sexta-feira da Paixão, da Semana Santa. Este dia marca o fim da Quaresma.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago