Categories: Sem categoria

PT realiza eleições internas; Rui Falcão deve ser reeleito

Spread the love

O Partido dos Trabalhadores (PT) realizou neste domingo (10) o Processo de Eleições Diretas – o PED 2013 para a escolha do presidente da sigla e a composição dos organismos dirigentes. Pesquisas informais de boca-de-urna e os primeiros dados da apuração divulgados na noite deste domingo pela Secretaria de Organização do partido apontam a reeleição do deputado estadual (SP) Rui Falcão à presidência do PT nacional.

Em sua página, no Twitter, a presidenta Dilma Rousseff elogiou o processo direto de escolha dos novos dirigentes políticos da agremiação: “Voto hoje nas eleições internas do PT. Tenho orgulho do PT, um partido nascido das lutas dos trabalhadores e que governa olhando para os mais pobres, os mais fracos, os mais necessitados. Assim foi no governo do presidente Lula. Assim é no meu. A reforma política deve permitir à sociedade participar de forma efetiva dos destinos do país. Defendo uma reforma política decidida por consulta popular, ouvindo a população brasileira”.

Dilma afirmou que a ideia de uma política sem partidos esteve sempre ligada à defesa de governos autoritários e elitistas e voltou a defender uma reforma política por consulta popular.

Presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão está praticamente reeleito para o cargo, com o aval do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff no Processo de Eleições Diretas (PED) da legenda. Deputado estadual em São Paulo, Falcão terá a missão de liderar o partido para a disputa eleitoral de 2014 nos moldes desejados pelos principais nomes da sigla. É dado como certo também que ele será um dos principais comandantes da campanha à reeleição da presidente Dilma.

Disputavam a liderança do PT Nacional com Falcão os também deputados federais Paulo Teixeira e Pedro Simões, além dos dirigentes Valter Pomar, Markus Sokol e Serge Goulart.

O resultado final deste PED será decisivo para a formação dos palanques – tanto no plano nacional, quanto nos Estados. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva espera com a vitória de Falcão unir a maioria do partido no projeto da reeleição de Dilma.

Ao votar em São Bernardo do Campo, ABC paulista, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que o PT deve ter uma direção comprometida com Dilma e com a vitória de Padilha no Estado.
Rui Falcão afirmou que o PT terá entre dez e 12 candidatos aos governos estaduais. Ele reforçou que toda a negociação de alianças deverá ter como norte a reeleição de Dilma, mesmo que isso implique ceder a cabeça de chapa em algumas disputas.

“As nossas direções estaduais têm uma sintonia com a linha nacional. E a nossa orientação nacional é reeleger a presidenta Dilma, aumentar o número de deputados e de senadores”, disse.
O resultado das eleições petistas, cujos filiados votam por meio de cédulas de papel, deve ser divulgado até amanhã.
Portal Vermelho
Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago