“Ao contrário do mundo medieval, o ônus da prova é de quem acusa, daí por isso o inquérito, toda a investigação”, afirmou. Diante da insistência, Dilma foi firme: “Eu me recuso a responder perguntas desse tipo porque se levantam acusações, se levantam insinuações e não me diz porque, como, quando, onde, e a troco do que”.
A nova fase da Lava Jato foi deflagrada nesta quarta (27) e teve como alvo a abertura de offshores (empresas no exterior) e a aquisição de apartamentos no Guarujá (SP) que parte do esquema da construtora OAS na corrupção da Petrobras. O ex-presidente Lula já havia informado que sua esposa, Marisa, era proprietária de uma cota no empreendimento citado. No entanto, não há nenhuma suspeita sobre o imóvel, apenas ilações da grande mídia.
“Se alguém falasse a respeito de qualquer um de nós aqui: ‘a nova fase da Lava Jato levanta suspeita sobre você’, e você não soubesse sobre o que é a suspeita, como é a suspeita e de onde vem a suspeita, você não acharia extremamente incorreto do ponto de vista do respeito?”, acrescentou a presidente.
Dilma enfatizou que a humanidade conquistou um importante avanço civilizatório e que qualquer ação contrária aos princípios da ampla defesa e do contraditório representariam um retrocesso.
“Antes você provava assim: eu dizia que você era culpado e você lutava comigo. Se você perdesse, você era culpado. Houve um grande avanço no mundo civilizado, a partir de todas as lutas democráticas”, lembrou.
Portal Vermelho
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…