Teve início no dia 2 de janeiro o período de alistamento para o serviço militar. Rapazes que completam 18 anos até dezembro de 2016 devem se apresentar à Junta de Serviço Militar de Catalão, no prédio do Poupa Prazo, até 30 de junho do corrente ano. Em Catalão, cerca de mil jovens devem se alistar junto ao Exército Brasileiro neste ano.
Para se alistarem, jovens nascidos em 1998 devem levar certidão de nascimento ou outro documento de identidade (RG, carteira de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto recente, tamanho 3×4.
O alistamento é obrigatório e o descumprimento pode acarretar contratempos, como o impedimento para retirar passaporte, ingressar no serviço público ou na iniciativa privada, entre outros. Além disso, há previsão de multa, cujo valor varia conforme o tempo de atraso do candidato.
Aqueles que perderem o prazo de alistamento (2 de janeiro a 30 de junho de 2016) só poderão participar da seleção em 2017, para incorporação apenas em 2018. Após a inscrição, o jovem recebe o certificado de alistamento militar, com a indicação de uma data para participar da seleção geral, a ser organizada entre os meses de julho e outubro. Quem for selecionado ingressará no Tiro de Guerra em 2017, e os que forem dispensados (a maior parte por excesso de contingente) se tornam parte da reserva das Forças Armadas.
O recruta passa por uma formação militar básica e depois se especializa em determinada área. Se ao final de um ano de serviço o recruta preferir seguir carreira no meio militar, ele deverá se submeter a uma nova seleção podendo permanecer em serviço por mais sete anos.
Por: Gustavo Vieira/Arte: reprodução
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…