Categories: Sem categoria

Programa de Proteção ao Emprego beneficiou 41 mil trabalhadores

Spread the love

O Programa de Proteção ao Emprego (PPE) completou, na última semana, seis meses de existência, beneficiando 41 mil trabalhadores brasileiros. A agilidade na tramitação dos processos de adesão dentro do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), de 15 dias, em média, tem facilitado a participação de um número crescente de empreendimentos, de diferentes setores e portes.

No primeiro mês, foram três empresas a aderir ao PPE, chegando a 16 em dezembro último. No total, 39 empresas de 12 setores produtivos já aderiram.

Para ingressar no PPE, a empresa precisa fazer a solicitação por meio de um formulário específico, disponível nos portais Mais Emprego e do MTPS, que deve ser encaminhado ao Comitê do Programa de Proteção ao Emprego (CPPE), criado para gerir o PPE.

O coordenador-geral substituto do Grupo de Trabalho do Comitê do PPE, Welton Oliveira, avalia que o Comitê tem se mostrado bastante ágil em deliberar sobre a inclusão no Programa. “Algumas empresas realizam todo o processo de adesão em duas semanas. Temos buscado, na medida do possível, solucionar as dúvidas e corrigir os erros para agilizar ao máximo a inclusão”, explica Oliveira.

O ingresso está condicionado, inicialmente, ao estabelecimento de um acordo coletivo específico firmado junto com os empregados e intermediado pelo sindicato da categoria.

Esse instrumento deverá indicar o período pretendido de adesão ao PPE, o percentual de diminuição da jornada de trabalho – limitado a até 30%, com redução proporcional do salário – e os estabelecimentos ou setores da empresa a serem alcançados pelo Programa. A empresa precisa ainda demonstrar que foram esgotados os períodos de férias, inclusive coletivas, e os bancos de horas.

Para as empresas que cumprem os critérios de participação no PPE, a tramitação, desde o preenchimento do formulário eletrônico até a assinatura do Termo de Adesão, pode acontecer em poucos dias.

A expectativa é de que o número de empresas e trabalhadores participantes do Programa cresça ainda mais ao longo de 2016, já que o prazo de adesão foi prorrogado até 31 de dezembro deste ano. Além disso, em 19 de novembro, foi sancionada a Lei 13.189/2015 que instituiu o PPE no país, ampliando a segurança jurídica do processo.

Fonte: Portal Brasil

Blog do Mamede

Recent Posts

Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno

Faltam 3 dias: cinco municípios farão consultas populares no 1º turno Além de votar para…

21 horas ago

Supremo lança guia ilustrado contra as deepfakes

Supremo lança guia ilustrado contra as deepfakes Material explica o fenômeno, como identificá-lo e como…

21 horas ago

Um milhão de argentinos protestam em defesa da educação pública

Um milhão de argentinos protestam em defesa da educação pública   Em ato de vingança,…

21 horas ago

Israel leva guerra a Beirute e força o exército do Líbano a responder

Israel leva guerra a Beirute e força o exército do Líbano a responder   ONU…

21 horas ago

Às urnas! Por cidades democráticas, pela vitória das forças progressistas! Pela derrota da extrema-direita!

Às urnas! Por cidades democráticas, pela vitória das forças progressistas! Pela derrota da extrema-direita!  …

21 horas ago

Arrancada final das eleições!

Arrancada final das eleições!   De todas as eleições, a que chama mais atenção é…

21 horas ago