Categories: Sem categoria

Decisão complicada do STJD pode beneficiar o CRAC

Spread the love

O Supremo Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) determinou ontem, 6, por meio de julgamento, que o Betim está excluído da série C 2013 do campeonato brasileiro. O STJD alega que o clube mineiro foi punido por dívidas com o The Strongest, da Bolívia, envolvendo o empréstimo do atacante Pablo Escobar. O time também tem pendências financeiras com o Nacional da Madeira, de Portugal. A direção do clube não buscou sanar a tempo esses e outros impasses e por isso o veredito.

No entanto, quem pode sair ganhando com isso, ou não, é o Clube Recreativo Atlético Catalano (CRAC), que terminou a competição em nono lugar do Grupo B e foi automaticamente rebaixado.

A parte técnica do CRAC acredita que caso o Betim seja realmente eliminado, como já determinado pelo STJD, o Leão do Sul permaneceria na terceirona da competição pulando para oitavo, o que supriria a quantidade exata de times para a disputa do próximo torneio.

A dúvida nessa questão é o que se entende no futebol quando um time é eliminado de uma competição – ele imediatamente entra em uma classificação inferior, o que de fato acontece ou deveria acontecer nesse caso. O órgão desportivo definiu que o Betim poderá disputar a terceira divisão do brasileirão ano que vem e não muda em nada a competição desse ano que, inclusive, está na semifinal. Sendo assim, o CRAC continuaria rebaixado; na série D.

O presidente da Federação Goiana de Futebol (FGF), André Pitta, em entrevista à Rádio 730 AM, de Goiânia, disse que “quando você fala que o clube está excluído da competição, automaticamente os pontos dele são zerados e ele passa a ser o último colocado do grupo dele e consequentemente rebaixado. O último colocado passa a ser o penúltimo e o antepenúltimo que é o CRAC deixa de ser rebaixado”.

A lógica de Pitta está correta e não vai de encontro com a complicada decisão do STJD. Ao que parece o presidente poderá mexer seus pauzinhos para tentar beneficiar o time catalano, isso, se possível, é claro.

 

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

20 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

21 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

21 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

21 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

21 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

21 horas ago