Por mês, são dispensados, aproximadamente, 500 mil medicamentos
Em recente pesquisa realizada nas Farmácias Municipais de Catalão e nos distritos de Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde, a Prefeitura de Catalão constatou que as unidades estão atendendo, mensalmente, mais de 11 mil usuários, beneficiários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Ao todo, são dispensadas cerca de 500 mil unidades de medicamentos, entre anti-inflamatórios, anti-hipertensivos, antidepressivos, antibióticos e anticoncepcionais. Além destes, são disponibilizados medicamentos de alto custo e de programas de alergia alimentar ou insulinas especiais, além de remédios prescritos para asma, diabetes e tireoide.
Durante a gestão de Jardel Sebba (PSDB), foram inauguradas duas unidades da Farmácia Municipal, uma na Vila Chaud (em agosto de 2013), e outra em Santo Antônio do Rio Verde (em junho de 2014). A Farmácia Municipal da Avenida Farid Miguel Safatle, a primeira da cidade, funciona das 7h30 às 22h. As unidades da Vila Chaud (Avenida Dr. Lamartine Pinto de Avelar) e dos distritos iniciam o atendimento às 8h e encerram às 18h.
Para requerer medicamentos, é necessário apresentar documento pessoal com foto, cartão do SUS e a prescrição médica. As farmácias de Catalão atendem somente pessoas que residem na própria cidade, assim como funciona no distrito.
Desde o início do novo mandato, a administração municipal implantou o Sistema Horus do Ministério da Saúde, que possibilita maior controle e a integração dos cadastros. Quem possui cartão SUS e se inscreveu para receber medicamentos pela rede pública de saúde, tem o cadastro incluído no sistema padrão utilizado pelo governo federal e, dependendo do município, é possível retirar medicamentos na farmácia básica, fora do local de origem.
Remédio em Casa
Na próxima segunda-feira (21), a Prefeitura de Catalão irá lançar o programa ‘Remédio em Casa’, que visa garantir a entrega a domicílio de medicamentos anti-hipertensivos e para diabéticos não insulinizados. A distribuição será feita para beneficiários já cadastrados, e ocorrerá de forma gradual, ou seja, aos poucos, a quantidade de usuários que vão receber a medicação em casa, vai aumentando, chegando a, aproximadamente, cinco mil pessoas, no total.
Unidade 1
Av. Farid Miguel Safatle, 630, Centro
Telefone: 3441-1816
Horário de funcionamento: 7h30 às 22h
Unidade 2
Av. Dr. Lamartine Pinto de Avelar, 800, Vila Chaud
Telefone: 3443-1623
Horário de funcionamento: 8h às 18h
Unidade 3
Distrito de Pires Belo:
Telefone: 3471-8209
Horário: 8h às 18h
Unidade 4
Distrito de Santo Antônio do Rio Verde
Telefone: 3497-1133
Horário: 8h às 18h
ASCOM / Prefeitura
PSOL pede prisão preventiva de Bolsonaro e Braga Netto ao STF A bancada do PSOL…
Gente boa do Blog, pelo andar da carruagem, mais uma secretaria na próxima gestão de…
O Prefeito Sou Eu: Prefeito Velomar Rios Não Terá Oposição Na Câmara De Vereadores Gente…
Mesmo Sendo Contra a Lei, Jair Humberto Deverá Ser Reeleito Presidente da Câmara de Vereadores…
Frente a frente com Moraes, Mauro Cid faz novas revelações e se salva da prisão…
Brasil e ONU lançam Iniciativa Global contra as fake news climáticas A Iniciativa Global…