Categories: Sem categoria

Operação Padrão Atividade Zero: todos de braços cruzados

Spread the love

Foi sinalizado ontem , 08, que a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Técnico-Científica, a Agência Prisional e a Polícia Civil de Goiás poderiam entrar em greve com paralisação quase que total de suas atividades hoje, quarta-feira.

Hoje, todos os órgãos citados e mais nove instituições, além dos servidores da Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), iniciaram o movimento Operação Padrão Atividade Zero. Desde as 8h nenhuma ocorrência foi registrada e assim será até as 8h do dia seguinte, isso, segundos os dirigentes sindicais, para exigir do governo estadual o repasse da parcela referente ao reajuste de 12,33% previsto para os meses de novembro e dezembro.

O diretor financeiro do Sinpol (Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Goiás), Henrique Araújo, por telefone direto de Goiânia,  explicou que os servidores precisam de melhores condições de trabalho e que acordos fechados em relação a data-base sejam cumpridos. “Isso é unicamente culpa do governador (Marconi Perillo – PSDB) porque ele não cumpriu com o acordo do reajuste salarial que foi feito, parcelado em quatro anos. Temos visto o governo gastando com shows, propaganda, perdoando dívidas milionárias de empresários e depois não cumpre um acordo feito na Justiça, na lei”, contou. Apenas os bombeiros estão atendendo com maior precisão.

A requisição de exame cadavérico, ainda segundo Henrique, só será feita após o ato devendo os corpos serem estocados nos IMLs. Flagrantes, registro de boletins de ocorrência, investigação, patrulha, prisão e outras ações também estão suspensas ou comprometidas.

Nota

A Secretaria da Segurança Pública e Administração Penitenciária, por meio de nota, informou que tomou todas as medidas necessárias para garantir a prestação de serviços e a tranquilidade à população. O texto diz ainda que foi determinado aos comandantes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, ao delegado-geral da Polícia Civil e aos superintendentes da Polícia Técnico-Científica e da Administração Penitenciária que adotem providências necessárias à apuração disciplinar e criminal de eventuais fatos decorrentes da Operação Produtividade Zero.

Segundo a SSPGO, somente entre 2014 e 2015, os servidores obtiveram reajustes da ordem de 32,2% (mais que o dobro da inflação do período). Para os próximos três anos, a previsão é de mais 37,5%. Além dos reajustes salariais lineares, desde 2011, 13.096 policiais militares, 2.349 bombeiros militares, 569 policiais civis, 1.052 servidores do sistema prisional e 429 servidores da Polícia Técnico-Científica foram promovidos. Em 2015, 1.739 policiais civis, 422 servidores da Polícia Técnico-Científica e 358 servidores do sistema prisional obtiveram progressão na carreira – o que redunda em valorização na remuneração.

Por: Gustavo Vieira

Blog do Mamede

Recent Posts

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público

STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…

14 horas ago

Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes

Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…

15 horas ago

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade

20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…

15 horas ago

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório

Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório   Ouvidoria das Polícias estadual…

15 horas ago

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid

Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid   PF…

15 horas ago

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial

Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial   É preciso desenvolvimento com valorização…

15 horas ago