Categories: Sem categoria

Morre cantor catalano

Spread the love

Morreu ontem, 08, em decorrência de problemas cardíacos, o cantor Valter Machado Rabelo, o Brasãozinho da dupla Brasão e Brasãozinho. Os sertanejos gravaram mais de 30 discos, incluindo “bolachões” 78 RPM, LP’s, compactos e CD’s.

Nascido em Catalão no dia 13 de março de 1940, filho de Geraldo Rabelo de Souza e Zaíra Tormim Machado, já falecidos, Brasãozinho viveu boa parte dos seus 75 anos na região do distrito de Santo Antônio do Rio Verde.

Cândido e Valter, ou Brasão e Brasãozinho, haviam se conhecido quando vizinhos no ano de 1959, período em que nascia a dupla, mas Brasãozinho encerrou sua trajetória ao lado de José Firmino da Silva Filho, o terceiro Brasão de toda a carreira.

O velório está marcado para acontecer no cemitério público de Santo Antônio da Rio Verde a partir das 13h, e o sepultamento às 19h. De acordo com a família, Brasãozinho faleceu no estado do Paraná.

História

Brasão & Brasãozinho estão juntos desde 1960 época em que gravaram um disco formando um trio com Cambuí interpretando a rancheira “Minha cruz”, de Caetano Somma e Brasão e a moda campeira “Meu caminhão”, de Brasão, Brasãozinho e Pitatim.

Em 1961, realizaram nova gravação pela Phillips, desta vez acompanhados de Pirati, interpretando a folia “Senhora da abadia”, do folclore baiano com arranjo de Valdomiro Ortênsio e o tango “No abandono”, de Valdomiro Ortênsio. No mesmo ano, gravaram outro disco, desta feita pela RCA e acompanhados por Loló interpretando a canção rancheira “Bebo para esquecer”, de Brasãozinho e Zé Micuim, e o tango “Calvário de amor”, de Zé Micuim e Brasãozinho.

Em 1962, gravaram ainda acompanhados de Loló a toada “A morte do padre Pelágio”, de Caetano Somma e Brasãozinho e a canção rancheira “A volta”, de Caetano Somma e Brasãozinho. Em 1963, gravaram seu último disco com Loló interpretando o tango “Destinos iguais”, de Caetano Somma e Valdomiro Ortênsio e a guarânia “Coração ferido”, de José Dias, Brasãozinho e Loló. Em 1976, gravaram “Amor da minha vida”, de Palmito e “De São Paulo a Mato Grosso”, de Seresteiro. Em 1977, lançaram outro LP interpretando entre outras, “Minha cruz”, de Caetano Somma e Candido de Paula, “De braços abertos”, de Francisco Lacerda e Brasãozinho e “Nosso juramento”, de Crioulo.

Em 1978, lançaram pela Copacabana um LP com as músicas “Os dois goianos”, de Lourival dos Santos, “Viverei com paixão”, de Letinho e Carlos Alberto, entre outras. Em 1999, a gravadora EMI lançou dentro da série “Raízes sertanejas” o CD Brasão e Brasãozinho, com 20 sucessos da dupla, entre as quais, “Lição de caboclo” de Julião Saturno e Goiá, “Foi somente ilusão”, de Letinho e Brasãozinho, e “Assim nasce o amor”, de Luciano Garcia e Ademar Garcia.

Por: Gustavo Vieria com informações do Dourados News

Blog do Mamede

Recent Posts

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação

Padre Júlio Lancellotti reage e processa Marçal por difamação   Candidato a prefeito de São…

17 horas ago

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão

Comitê recomenda ao Governo retorno do horário de verão   Além de ampliar o período…

17 horas ago

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”

Economistas criticam aumento dos juros: “afronta ao governo e à economia”   O aumento para…

17 horas ago

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras

Grandes e médias empresas ainda pagam salários 50% menores às mulheres negras   Relatório do…

17 horas ago

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social

Dandara quer Uberlândia com desenvolvimento e inclusão social Deputada federal disputa para ser a 1ª…

2 dias ago

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira

Intelectuais apoiam suspensão do X e criticam ataque à soberania digital brasileira   Os economistas…

2 dias ago