Foram realizados cerca de 2 mil procedimentos, entre eles, vários exames, como o de PSA e HIV
A Prefeitura de Catalão, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no sábado, 28, o Dia “D” da Campanha “Novembro Azul”, no Núcleo de Convivência da Terceira Idade “João Faiad”. O evento foi destinado aos homens, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.
Mais de 700 homens foram atendidos e cerca de dois mil procedimentos foram realizados, como exames de verificação do aumento do antígeno prostático específico (PSA), HIV, Hepatites B e C, Sífilis, entre outros. Também houve verificação de pressão arterial, testes de glicemia e avaliação nutricional, além de repasse de orientações.
O prefeito Jardel Sebba (PSDB), ao lado do filho, o deputado estadual Gustavo Sebba (PSDB), esteve acompanhando a realização do Dia “D” da Campanha “Novembro Azul”. “Fiz questão de vir aqui prestigiar o evento. Eu e Gustavo somos médicos e sabemos da importância da prevenção e do diagnóstico com antecedência das doenças, principalmente, o câncer de próstata, que é o segundo câncer que causa mais mortes no Brasil. O diagnóstico precoce é a melhor maneira de evitar futuras complicações”, alertou o prefeito.
Maria Alves dos Santos, moradora da Fazenda Mata Preta, acompanhou o marido João Alvino, que fez vários exames na campanha. “Maravilhosa uma ação assim. Exames de graça não é em qualquer lugar que a gente faz não”, afirmou. João Alvino também elogiou a mobilização da Prefeitura de Catalão e Secretaria de Saúde. “Foi bom demais e foi rápido. É uma boa ação essa aqui”, disse.
A programação também contou com a participação de uma extensa equipe multiprofissional, com médico urologista, nutricionistas, enfermeiros, biomédicos, assistentes sociais, psicóloga, equipe de combate ao tabagismo e equipe técnica para coleta de exames laboratoriais. “A Campanha “Novembro Azul” também objetivou divulgar o que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece ao público masculino. Nossas unidades estão de portas abertas para receber os homens, que também devem, assim como as mulheres, se preocupar mais com sua saúde. No caso dos homens, não só em relação ao câncer de próstata, mas outras doenças também”, salientou o secretário de Saúde, Clayton Peixoto.
De acordo com a Secretaria de Saúde, as ações do “Novembro Azul” também estão sendo realizadas nos distritos. Em Pires Belo e Santo Antônio do Rio Verde já foram promovidas palestras de orientação, verificação de pressão arterial e coleta de sangue para PSA. Também na quinta-feira, 3, os homens de Pires Belo e de Santo Antônio do Rio Verde poderão fazer exames de HIV e Sífilis. No período da manhã, em Pires Belo, e no período da tarde, em Santo Antônio do Rio Verde.
ASCOM / Prefeitura
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…