Começa hoje e segue até 27 de novembro de 2015 a X Semana Nacional da Conciliação. A Campanha, que é promovida pelo Conselho Nacional de Justiça. A campanha traz nesse ano o seguinte slogan: “O caminho mais curto para resolver seus problemas”.
A iniciativa tem como objetivo propagar a pacificação social, o respeito entre as partes e a celeridade na justiça mostrando que a conciliação é a forma mais rápida e eficaz para resolução de conflitos. Durante esse período são desenvolvidas atividades concentradas no sentido de incentivar o acordo no maior número de processos possível em todos os Tribunais do País.
Durante o período, o Justiça goiana, com mais de 600 pessoas, entre elas 50 magistrados, vai trabalhar para realizar mais de 40 mil acordos na capital e nas cidades-polo do interior do estado.
Podem participar da Campanha todos aqueles que tenham interesse em conciliar. Para isso, basta preencher o formulário “Quero Conciliar Semana Nacional da Conciliação 2015”. Depois da inscrição os pedidos serão encaminhados para o respectivo Juízo, que fará a análise e agendamento da audiência de conciliação. Também podem participar as empresas que tiverem interesse em indicar feitos em que haja possibilidade de acordo.
A conciliação e a mediação são sessões em que as próprias partes buscam soluções para seus conflitos, conduzidos pelo conciliador ou mediador, que atuará como um facilitador do diálogo e comunicação. Elas podem ser processuais, quando o caso já está na justiça, ou pré-processuais, quando ocorrem antes do processo ser instaurado.
Esse evento já se tornou um marco no Poder Judiciário, contudo, havendo interesse das partes, a conciliação poderá ser realizada em qualquer momento.
Por: Gustavo Vieira com informações do CNJ
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…