O Corinthians conquistou o Brasileirão de 2015 nesta quinta-feira (19) com três rodadas de antecipação. Após empatar com o Vasco em 1 a 1, o time paulista chegou a 77 pontos e não pode mais ser alcançado por nenhuma outra equipe na competição. O Atlético Mineiro, que ameaçava na segunda colocação, perdeu para o Sâo Paulo por 4 a 2 e permaneceu com 65 pontos.
Sob o comando de Tite, o Corinthians superou a polêmica dos erros de arbitragens e chegou ao título com um dos maiores aproveitamentos da história dos pontos corridos. Os maiores destaques da equipe foram o meia Jadson e o atacante Vagner Love, ambos com 13 gols até agora.
O zagueiro Gil e os meias Renato Augusto e Elias também fizeram um bom campeonato e foram, inclusive, titulares na última partida da seleção brasileira. A revelação da equipe foi o atacante Malcom, de apenas 18 anos, que marcou cinco gols na competição. Este é o hexacampeonato do Corinthians, que se igualou ao rival São Paulo em número de títulos brasileiros. O Timão já havia conquistado o Brasileirão em 1990, 1998, 1999, 2005 e 2011.
Confira a trajetória do título:
O Corinthians iniciou o campeonato vencendo o Cruzeiro fora de casa. Essa foi uma das oito vitórias do time como visitante. Jogando como mandante, o alvinegro venceu 15 jogos, com apenas um empate e uma derrota. A maior goleada da equipe do Parque São Jorge foi contra o Atlético Paranaense por 4 a 1.
O alvinegro assumiu a ponta do campeonato na 18ª rodada e, desde então, não saiu mais da liderança. O grande rival da equipe foi o Atlético Mineiro, que havia permanecido na liderança nas sete rodadas anteriores e seguiu na cola da equipe durante o resto do campeonato. No último dia 1º, o Corinthians foi a Belo Horizonte enfrentar a equipe mineira, em uma partida que simbolicamente representou uma “final” do campeonato. O time de Tite venceu por 3 a 0 e consolidou a campanha vitoriosa. Até esta quinta-feira, o time paulista tinha a melhor defesa do Brasileirão 2015, com 27 gols sofridos, e também o melhor ataque, com 64 gols marcados.
Números do hexa
Com saldo de 37 gols, a equipe tem mais que o dobro do segundo colocado. O meia Jadson e o atacante Vagner Love estão empatados em segundo como os principais artilheiros do campeonato: são 13 gols. O líder até o momento é Ricardo Oliveira, do Santos, com 20.
A equipe paulista ainda pode conquistar novos recordes no Brasileirão. Se mantiver a atual campanha, com os atuais 73,3% de aproveitamento, o Corinthians pode obter o melhor desempenho da era dos pontos corridos. O recorde é do Cruzeiro, que em 2003 conseguiu o melhor aproveitamento na competição, com 72,5% dos pontos, tendo 24 clubes disputando a Série A.
Brasil 247
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…