Está resolvido: Catalão não será feriado amanhã, 20 de novembro, Dia da Consciência Negra. A decisão foi da Justiça a pedido da ACIC/CDL (Associação Comercial e Industrial de Catalão e Câmara dos Dirigentes Lojistas) e o governo local, que havia decretado feriado no município no dia em questão, acabou voltando atrás pelo arbitramento superior e determinou apenas ponto facultativo. As repartições públicas do município não devem funcionar.
Catalão quase entrou na lista de cidades goianas que aderiram à data. Em Goiás, cinco cidades vão celebrar oficialmente o Dia da Consciência Negra, sendo: a capital Goiânia, Aparecida de Goiânia, Flores de Goiás, Santa Rita do Araguaia e por último Ouvidor, que por meio de votação na Câmara Municipal, na última segunda-feira (16), também decidiu fazer parte. Os demais municípios da região não terão o feriado.
Outra cidade não muito distante em que se comemora com feriado o Dia da Consciência Negra é Uberada, no estado de Minas Gerais. Os uberabenses festejam o dia desde 2008.
Mais de mil cidades brasileiras comemoram o 20 de novembro. A data, incluída em 2003 no calendário nacional, refere-se à morte de Zumbi dos Palmares, o último líder do maior dos quilombos do período colonial, o Quilombo dos Palmares.
Comemorada há mais de 30 anos por ativistas do movimento negro, a data foi oficializada pela Lei 12.519 de 2011.
Por: Gustavo Vieira
STF condena mais 14 réus pelos atos antidemocráticos que recusaram acordo com o Ministério Público…
Nota: Bolsonaro deve explicações ao Brasil, além de pagar pelos seus crimes Punição para todos…
20 de novembro: Um chamado à luta por espaços de poder e representatividade É essencial…
Boletins de crimes raciais crescem 968,5% em SP, aponta relatório Ouvidoria das Polícias estadual…
Plano para assassinar Lula foi discutido na casa de Braga Netto, diz Cid PF…
Mercado de trabalho, a evidente discriminação e desigualdade racial É preciso desenvolvimento com valorização…